sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Casa do Capitão Mor abre inscrições para oficinas de conservação de acervos


A fim de capacitar profissionais que atuam diretamente na área de conservação de acervos, o Centro de Referência Cultural e Histórica de Sobral: Casa do Capitão-Mor realizará nos dias 8 e 15 de outubro, duas oficinas de Conservação preventiva e curativa para acervos arqueológicos.

A atividade de formação tem o objetivo de capacitar profissionais, tendo em vista os princípios da conservação preventiva e curativa e o desenvolvimento de práticas de preservação e gerenciamento de riscos em acervos. 

As inscrições são gratuitas e estão abertas. Para tanto os interessados deverão ir à Casa do Capitão-Mor, na Rua Randal Pompeu, n° 145, Centro.

Com carga horária de 8h/aula, cada oficina faz parte das ações desenvolvidas por meio do prêmio Modernização de Museus - Microprojetos, vencido pela Casa do Capitão Mor, e promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Ministério da Cultura.

Serviço
Centro de Referência Cultural e Histórica de Sobral: Casa do Capitão-Mor
Data: 08 e 15 de outubro 
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Telefone: (88) 3611 – 1236 / 3611 - 6599
Inscrição: gratuita

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

PAC Cidades Históricas: Praças Senador Figueira e Samuel Ponte são reinauguradas em Sobral


A população sobralense recebeu, nesta quarta-feira (28), as praças Senador Figueira e Samuel Ponte, que foram requalificadas como parte do PAC das Cidades Históricas. A solenidade teve início na Praça Senador Figueira, com o descerramento da placa de inauguração, e a comitiva seguiu a pé para a Praça Samuel Pontes, onde foram realizadas apresentações de grupos de dança e firmado o compromisso verde, na qual uma empresa sobralense será a responsável pela conservação da Praça.

A vice-governadora, Izolda Cela, ressaltou a importância da parceria com o Iphan “para qualificar e valorizar o patrimônio da nossa cidade que é tão bonito e preserva a nossa memória. Esse é um exemplo da boa política, que dá conta dos diversos tipos de necessidades da cidade, como a valorização de espaços de convivência. O Veveu está fechando seu mandato com chave de ouro com esses equipamentos importantes que vem entregando à população. É uma alegria ver esse espaço tão bonito, preservando o nome do seu Samuel e oferecendo para as pessoas outras possibilidades de convivência para as famílias”, disse a vice-governadora emocionada, ao recordar a sua infância na casa onde foi criada, localizada na Praça Samuel Ponte.


“Com essas duas praças nós estamos inaugurando dez praças em Sobral: Praça da Sé, Praça do Bosque, Praça do Amor, Praça do Patrocínio, Praça do Coração de Jesus, Praça da Várzea, Praça do Novo Recanto, Praça Zé Maria Félix, no distrito de Jaibaras, Praça Senador Figueira e Praça Samuel Ponte. Esse nosso esforço se associa a outras ações voltadas para a política de preservação e desenvolvimento do nosso patrimônio, que tem sido muito importante para qualificar nosso sítio histórico tombado, não apenas embelezando, mas oferecendo espaços agradáveis para as famílias e amigos se encontrarem, divertirem e fortalecendo as atividades econômicas”, destacou o prefeito de Sobral, Veveu Arruda.

Foram investidos mais de R$1,5 milhão na requalificação das duas praças, que são as primeiras obras entregues no município dentro do PAC das Cidades Históricas, que visa conservar imóveis tombados, promovendo o patrimônio cultural e o desenvolvimento econômico e social. Ao todo, 14 projetos do Município foram aprovados no PAC Cidades Históricas, somando mais de R$ 17,6 milhões, que serão aplicados no restauro de prédios como o Museu Dom José, Museu MADI, Museu do Eclipse, Igreja e Praça do Menino Deus e Igreja das Dores, entre outros. A sinalização turística na área tombada do município já foi concluída.

Para a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, “nosso principal patrimônio são as pessoas e que bom que as pessoas estão todas reunidas usufruindo dos espaços públicos e que bom que a gente tem um prefeito com sensibilidade para reabilitar esses espaços públicos porque é no espaço público que temos qualidade de vida. As duas praças são belíssimas e que coisa maravilhosa é ter vocês hoje usufruindo dessas praças. O Iphan vai completar este ano 80 anos protegendo o patrimônio cultural da nação e ajudando a formar a identidade cultural do povo brasileiro”.


SOBRAL NOVO CENTRO
As obras também compõem o Projeto Sobral Novo Centro, idealizado pelo prefeito Veveu quando ainda secretário de Cultura do Município, é o maior projeto de requalificação de Centro Histórico em execução no Brasil, abrangendo a área tombada pelo Iphan. Já foi concluída a primeira etapa do projeto com a troca da pavimentação asfáltica por blocos de concreto intertravados, a padronização e retificação das calçadas e a internalização da rede elétrica e lógica. Também já foram concluídas e entregues a requalificação das Praças do Patrocínio, do Bosque, do Amor e da Várzea, além da sinalização turística.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Música, teatro, cinema e dança movimentam o “Sobral Cidade das Artes” durante esta semana

Exibindo Cine_holliudy.jpg

As artes continuam ocupando Sobral durante os próximos dias. De segunda (26/9) a sexta (30/9), atividades de música, dança, cinema e teatro acontecem gratuitamente. Série de eventos integra o “Sobral Cidade das Artes” - projeto implantado através de parceria entre Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa). Os eventos acontecem no Teatro São João, no Cine Falb Rangel, na Praça São João e no Largo das Dores.

Segunda, 26, e terça, 27, o Teatro São João comemora os 136 anos de existência e, para comemorar a data,terá apresentações do Grupo 4 Portas na Mesa e do Coletivo As Travestidas. Já na quarta-feira, 28, é dia de assistir Cine Holliúdy em sessão especial, às 20 horas, no Cine Falb Rangel. Na quinta-feira, 29, a música ganha espaço com apresentações do Grupo Receita de Choro, de Freud Explica e do grupo Os Transacionais. Também na quinta-feira, Felipe Castro apresenta a montagem É cor de laranja. A semana ainda terá o espetáculo Os Deslimites da Palavra, da Companhia Primeiro Ato, com sessão especial na sexta-feira, 30, às 20 horas, na Ecoa. No mesmo dia, o Largo das Dores recebe, a partir das 21 horas, shows de Edu Asaf e Lorena Nunes.

Sobral é o primeiro de seis municípios do Ceará a sediar o projeto. Até o fim do ano, acontece uma série de programações culturais. Artistas locais e de todo o Vale do Acaraú assumem o papel de protagonistas no intercâmbio de ideias e apresentações previstas. Pelos próximos meses, “Sobral Cidade das Artes” é ancoradouro de toda a efervescência cultural da região. E, ainda, parada obrigatória para festivais aclamados - como a Feira da Música, o Festival de Teatro Infantil, a Bienal Internacional de Dança e o Festival Concreto – que conquistarão espaço no município durante os próximos meses.

Além das programações culturais, será ofertada gratuitamente uma diversificada grade de cursos técnicos, laboratórios de criação, oficinas livres, intercâmbios e experimentações estéticas. O intuito é ampliar conhecimentos, aperfeiçoar habilidades e fomentar talentos. As inscrições para os cinco primeiros cursos podem ser realizadas, até o dia 06 de outubro, na sede da Ecoa ou pelo endereço eletrônico: www.cidadedasartes.org.br.

PROGRAMAÇÃO
(de 26 a 30 de setembro)

DIA 26 (Segunda)
Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 19h
- Premiação dos Vencedores do IX Festival de Esquetes de Teatro e Dança de Sobral
- Grupo 4 Portas na Mesa – À Deriva... Leitura livre do texto “Em Pleno Mar” de SlawomirMirozek

DIA 27 (Terça)
Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 20h
- (Teatro) Coletivo As Travestidas – Cabaré das Travestidas

DIA 28 (Quarta)
Cine Falb Rangel – 20h
- Exibição do filme Cine Holliúdy

DIA 29 (Quinta)
Praça São João – 19h
- (Instrumental) Grupo Receita de Choro
ECOA – 20h
- (Dança) Felipe Castro - É cor de laranja
Largo das Dores – 21h
- (Música) Freud Explica
- (Música) Os Transacionais tocam Mutantes e Novos Baianos

DIA 30 (Sexta)
ECOA – 20h
- (Teatro) Companhia Primeiro Ato – Os Deslimites da Palavra
Largo das Dores – 21h
- Edu Asaf – Pré-lançamento do discoEstelar
- Lorena Nunes – Ouvi Dizer que Lá Faz Sol

CURSOS
1) Curso Áudio e Iluminação: cursos LABTEC, que fazem parte do Percurso Produção e Técnica, ofertam programas de formação técnica e profissionalizante para as artes, gestão e produção cultural em parceria com o Instituto de Artes e Técnica em Comunicação - IATEC. As aulas serão na Ecoa, de 10 de outubro a 15 de dezembro, nos seguintes horários: Percurso áudio: 08h às 12h30 e Percurso Iluminação: 14h às 18h.

2) Curso Livre de Roadie: curso será realizado no Ecoa e no Anfiteatro Largo das Dores nos dias 13 e 14 de outubro. Os horários são diferenciados: dia 13, das 13h às 17h e das 18h às 20h. No dia 14, as aulas serão das 14h às 18h e das 19h às 23h.

3) Assessoria de Imprensa: breve formação para qualificar a comunicação utilizada pelos comunicadores locais nas divulgações de seus trabalhos. O curso acontece no CED - Centro de Educação à Distância de Sobral, de 13 a 15 de outubro. Na quinta e sexta (13 e 14) as aulas ocorrem das 14h às 18h e, no sábado (15), das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.

4) Redes Sociais e Planejamento de Comunicação para Mídias Digitais: este curso será realizado também no CED - Centro de Educação à Distância de Sobral e tem a mesma proposta de aumentar a qualidade da divulgação de seus trabalhos. As aulas ocorrem de 20 a 22 de outubro, sendo que quinta e sexta (20 e 21) será das 14h às 18h e, no sábado (22), das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.

5) Oficina Participativa na Estação da Juventude: este curso contará com um mix de artistas/oficineiros e população, envolvendo profissionais como soldadores, marceneiros, pedreiros e demais pessoas residentes na área da Estação da Juventude – Recanto. A oficina será realizada entre os dias 18 e 23 de outubro e as ações a serem desenvolvidas são construção criativa de playground (horizontal, brinquedos e jogos); hortas e jardins verticais; murais (fachada estação, laterias e espaços da praça); pintura caixa d’água e sombreiros.

Serviço:
OFICINAS DE FORMAÇÃO - INSCRIÇÕES
Período: até 06 de outubro
Locais: on-line: www.cidadedasartes.org.br e presencial na Ecoa (88) 3111-0257
Mais informações: www.cidadedasartes.org.br
Instagram: @cidadedasartesce

IFCE, campus Canindé, abre concurso para professor substituto

Resultado de imagem para ifce caninde

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Canindé, anuncia concurso público para contratação de professor substituto. São quatro vagas ofertadas nas áreas de Turismo e Eventos, Biologia Geral, Metodologia dos Esportes Coletivos e Metodologia e Técnicas da Computação. Os interessados devem se inscrever somente pela internet no período de 3 e 7 de outubro. Confira o edital

O processo seletivo terá duas fases, a primeira será desempenho didático. Nesta etapa, será uma aula teórica, ministrada em nível de graduação sobre o assunto sorteado pela banca examinadora, com duração de 60 minutos. A segunda será prova de títulos.

A taxa de inscrição é de R$ 150, podendo ser paga em qualquer agência bancária ou casa lotérica até 11 de outubro.

Lojas Americanas anuncia programa de estágio 2017 para diversas áreas

Resultado de imagem para lojas americanas sobral

A Lojas Americanas está com inscrições abertas para o Programa de Estágio Líderes do Varejo. Podem se candidatar estudantes de todo o País dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Economia, Engenharia de Produção e Marketing, com previsão de formatura para julho de 2017. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro, no endereço eletrônico.

O processo seletivo acontecerá por meio de análise de currículo, provas on-line, entrevistas com área de recursos humanos e gestores. Durante o período de estágio, realizado em uma das lojas, os estudantes passarão por vários treinamentos relacionados à gestão, como, planejamento, gerenciamento de atividades de loja e liderança de equipe.

O estágio tem como carga horária 30 horas semanais. Os selecionados receberão salário e benefícios compatíveis com o mercado. 

A Lojas Americanas prevê a abertura de 800 novas lojas e 2 novos centros de distribuição até 2019. Para isso, o programa de estágio tem como objetivo desenvolver jovens universitários com perfil empreendedor, que terão a oportunidade de liderar uma unidade de negócio.

Taperuaba recebe propostas de Ivo Gomes com empolgação


Ivo Gomes foi ao distrito de Taperuaba, juntamente com sua vice, Christianne Coelho, e vereadores da coligação para a realização de um comício. Na ocasião, Ivo pôde agradecer o carinho da população, além de firmar vários compromissos com a população, em todas as áreas.

Propostas para Taperuaba:
minimizar o problema do desemprego construindo um equipamento para que os moradores do distrito possam comercializar seus produtos no próprio distrito, implantar alternativas para a agricultura no semi-árido parecidas com a de outros países que possuem esse mesmo tipo de clima; projetar a instância da Pedra da Andorinha para todo o Brasil gerando oportunidades de negócios para a região através de turismo de aventuras; instalação de um posto de segurança no distrito onde haverá duas câmeras de monitoramento de rua; dar oportunidade de Cultura e Esporte para os jovens, abrir as quadras esportivas pela manhã, tarde e noite; trazer cursos profissionalizantes para todos; transformar o posto de saúde de Taperuaba em uma unidade mista, além de fazer dessa unidade um exemplo de respeito no atendimento ao cidadão, no fornecimento de remédios e medicamentos; buscar parceria com o Governo do Estado para a criação de uma calçada e ciclofaixa que ligue a sede de Taperuaba a Vassouras.


Os moradores aplaudiram e demonstraram todo o seu apoio e entusiasmo ao candidato.
“Como eu sou estudante, eu acho que o Ivo tem projetos que podem melhorar a minha faculdade, onde eu possa crescer e ter um futuro, além de projetos que podem melhorar Taperuaba. Faz muito tempo que minha família apóia a família dele, e eu acredito que votando nele vão acontecer coisas melhores. Eu vejo que ele é uma pessoa que procura melhorar muito, não só prometer, e ele sempre procura saber das pessoas o que pode melhorar ou não. Ele é muito atencioso, é uma pessoa muito educada, que está sempre com o povão”, destacou a moradora Juliana Sena.

Espetáculo “À Deriva” é atração de aniversário do Theatro São João nessa segunda (26) em Sobral

publico_-_copia

Hoje, 26 de setembro, o Theatro São João completa 136 anosde existência e para comemorar essa data tão especial será apresentado no palco do segundo teatro mas antigo do Ceará o Espetáculo “À Deriva” do grupo 4 Portas na Mesa da cidade de Sobral. A apresentação com entrada gratuita será às 20h, os interessados podem adquirir as cortesias uma hora antes de começar o espetáculo.

AUTOR, PEÇA E MONTAGEM
EM PLENO MAR, texto original no qual apoiamos nossa montagem é do dramaturgo, jornalista, cartunista e prosador polaco, SLAWOMIR MROZEK que pertence a uma categoria, a dos escritores satíricos de todos os tempos. O humor corrosivo, o sarcasmo, a angustia, o cômico, o absurdo e a poesia combinam-se nas suas peças de teatro. Ele ridiculariza as instituições, os valores consagrados, os poderes estabelecidos e os usos e costumes num jogo sutil entre o bizarro e o insólito. Por essas razões costuma-se classificar o autor em um gênero, o do Teatro do Absurdo.

À DERIVA… é uma alegoria sócio politica, é a vida do homem na sociedade moderna, é o absurdo da condição humana. É a comédia contemporânea.


“Nossa montagem ri dela mesmo, com bom humor ela não define o local da ação e nem a época. A luz, as músicas, a movimentação, os climas, as pausas e silêncios sugerem nossa eterna nostalgia, desesperança e melancolia, os nossos males modernos. Os personagens são tipos atemporais, repetem falas e atitudes condizentes com sua classe social em um eterno ciclo, eles insistem nas suas hipocrisias, suas injustiças, suas mediocridades, acabando por mostrar de forma contundente todo o seu ridículo, como se fosse um vício, como se fosse hoje” diz o diretor da peça Chico Expedito.

O Espetáculo é uma realização do Projeto Sobral Cidade das Artes e da Cia Permanente de Teatro 4 Portas na Mesa. Saiba mais sobre a programação do projeto em culturalivre.org/programacao .

FICHA TÉCNICA
Elenco: Alexandre Fontenelle | Chico Expedito | Elmo Ricardo | Vinicius Felix
Pesquisa de Som: Leticia Muniz e grupo
Arte: Jonas Gomes
Fotografia: Liana Cavalcante
Ambientação , Figurino, Caracterização e Produção: Marlete Rodrigues | Fran Nascimento e grupo
Iluminação e Cenotécnica: Sebastião Lima
Orientação Corporal: Elmo Ricardo
Assistência de Direção: Alexandre Fontenelle
Direção Geral: Chico Expedito

SERVIÇO
Aniversário de 136 anos do Theatro São João – Espetáculo “À Deriva” (Grupo 4 Portas na Mesa)
Data: 26 de setembro de 2016 (segunda-feira)
Horário:20h
Local: Theatro São João
Acesso: Gratuito
Classificação: Livre
Informações: (88)3611-2712 | www.cidadedasartes.org.br

Mestra Anísia | A Mestra Sabedoria

1 - Gravura - Busto Mestra  Anísia Rocha

Infante graciosa dos mares de Camocim, jovem alegre e benfazeja interna da Princesa do Norte, por madura escolha e pura convicção; intitulava-se de nacionalidade afetiva francesa, sonhadora e intrépida vocacionada religiosa do Colégio Sant´Ana, tornou-se aristocrática Filha de Rosa Gattorno, adotou por mística espiritual o emblemático nome Anísia, verdadeiro rochedo divino. De cútis nórdica, talhe altaneiro, vistoso trajar, flanava pelos caminhos com as torneadas e belas pernas, vastas ancas e esbelto busto. Alva, sempre assepticamente alva, desafiava até o próprio branco celestial. Jamais foi por nós vista em trajes ou vestes seculares.

Notadamente discreta, recatada, estilo monacal, todavia amplamente eloqüente, erudita, portava elegância vocabular implícita e garbosa, possuía belos olhos de lince, ouvidos sensíveis e magnos, um nariz aquilino repouso das lentes que lhe imprimiam e concluíam o aspecto intelectual, de brejeiro e terno sorriso, gestos finos, contidos, ousaria dizer destros próprios. Uma mente fabulosa, fascinante, encantadora… Avessa às frivolidades, amante das nobres e clássicas letras, consumia o tragar dos dias entre os intermitentes, perenes e constantes estudos, apreciadora helenística das belezas vitais, era patronesse das artes, mecenas do Mérito Cultural, artífice de longa e vasta, prosa e verso, notável redatora e corretora textual, apreciadora da numismática, seu habitat natural era a Secretaria, mas reinava e transcalava odorífico perfume por entre as Salas, Capela, Clausura, Mecanografia, e demais dependências do seu Colégio Sant´Ana. Pois mais do que posse, por ele nutria casto sentido de pertença. Tinha por nicho, ou melhor, dizendo , pórtico preferencial a Sacada Interna da Quadra inserida no Pátio Principal. De lá fitava-nos até a alma, observava-nos os hábitos, os uniformes, as devidas e as inconvenientes posturas, os belos ou sujos vocabulários, vícios da garotice e notadamente as imaturidades pueris. Conhecia nossa genealogia completa, da ascendência a posterior descendência. Sabia-nos até os pensamentos… Nada poderia passar-lhe despercebido, pois sempre a nós estava atenta, diligente e cuidadosa. Acredito piamente que neste momento, há certamente alguns de nós, que até hoje, ao ouvir-lhe o nome, ainda põem-se em precipitada fuga, pois tem receio de serem pegos em flagrante delito, em conseqüente estripulia, travessura ou desordem… Nossa Mestra Anísia, tinha a máxima capacidade de desencadear-nos, especialmente nos mais levados, diria endiabrados; as precoces palpitações, involuntárias e céleres contrações cardíacas, calafrios e determinados suores…

Sua presença provocava natural alinhamento e perfilhamento de cadeiras e colunas, aggiornamento nos uniformes, silêncio pleno nas salas de aula. Ninguém possuía manejo de sala como ela. Pois Mestra Anísia disciplinava-nos tão somente com os olhos, ou muito, em leves e contidos gestos, jamais precisava alterar o timbre vocálico ou produzir cacofonia vocal. Tinha a mais elevada autoridade que se possa possuir: a afetiva.

Mais do que médias, históricos, transferências, boletins, Ela guardava-nos os nomes, as maneiras, as características, o aprendizado, os talentos, as potencialidades, as vocações naturais… Bom, conhecia com propriedade os caprichos, as manhas, as mentiras, as dissimulações, as ausências, as algazarras… Enfim, Ela conhecia-nos muito mais que nossos próprios pais. Sempre foi nosso referencial, nosso esteio, nosso paradigma a cumprir. O espelho que melhor nos revelava à pura e verdadeira imagem. Ela em primordiais momentos sentenciava até os nossos destinos escolares. Mestra Anísia era a guardiã, a prior de nossa História Estudantil.

Em nosso Consulado Estudantil Interno foi Embaixadora singular do nosso Corpo Diplomático Local, prestando-nos inumeráveis e relevantes serviços com seus idiossincrásicos dotes de Poliglota.

Virtuose do piano e das partituras eruditas musicais jamais permitiu poluição sonora interna em nossas dependências escolares, ao contrário, podíamos até escutar o som Celeste do Paraíso quando dela nos acercávamos. Sua voz, sua maviosa voz entrava-nos tímpanos adentro sempre trazendo boas novas… Quando entoava singularmente a sua Marselhesa, ou seus Boleros de Ravel, o seu alvo de fascinação do cancioneiro popular, as suas canções inebriantes e nostálgicas de Nelson Gonçalves…

Sempre a recitar-nos algo de belo, versos, odes, poemas, sextetos, redondilhas… Consumindo-se no estudo do vernáculo, no seu disciplinar alemão, excelso francês, largo italiano, copioso latim, perfeito e fluente espanhol, britânico inglês da BBC, e as impagáveis e clássicas aulas de grego. Viajava-se o cosmos todo em tão somente rápidos quarenta e cinco minutos de classes. Era uma verdadeira epopéia lingüística.

Espantava-nos a natural rapidez com que tomava posse de novos verbetes, vocábulos, silogismos, neologismos, inflexões verbais, conjugações, regências e ortografias inéditas. Os acórdãos orográficos pareciam de dentro brotar-lhe. Tinha-os ao cair dos lábios… A Literatura Mundial por Ela era consumida e apreendida de forma avassaladora… Descomunal… Ânimo leve e uma mente ampliadíssima…

Era portadora do trato epicrítico e protopático mais eficientes que já pude por reparo… Pois o fazia com os arremedos de lápis que gostava de portar… Não sabíamos sequer como o fazia, mas fazia maestrinamente, sempre ávida por uma borracha, repleta de calhamaços de papel, todos em extraordinária ordem, organização e estrutura. Dotada de uma metodologia, pedagogia e didáticas únicas. Jamais atrasava um planejamento ou plano de conteúdos e aulas. O Instrumento técnico mais eficiente que pude observar em vida, quando tratamos de burocracia, papeladas e documentos. Em Roma, faria e poria ordem até em nosso Amado Papa Francisco!

De nós pobres e ínfimos plebeus furtava-nos o coração, as almas, as noites, as tardes, as manhas, de alguns até as férias. Mesmo assim era por nós a Predileta, a Preferida, a mais Cara, a entre todas Especial…

Ao nomear-nos de ‘’Mariposas’’, estimulava-nos a transformar-nos nas autenticas Borboletas que tanto almejava que fôssemos; no plantel da Vida. Nada como o seu sincero sorriso, seus ternos afagos, seus calorosos abraços. A nobreza de sua alma e de sua existência conosco trilhada.

Do inesquecível relógio de algibeiras às claras lentes, nada em sua indelével, insubstituível presença, por nós será esquecida. É impossível pedir-nos para dentro de nós um dia sepultá-la. Mestra Anísia Rocha marcou-nos, imprimiu em nossas vidas algo muito maior do que letras, idiomas, comportamentos, eflúvios sapienciais, Ela deixo-nos enredados na sua causa soberana da busca pelo conhecimento, a trabalharmos com modos operantes de perfeição, a crer de forma indissolúvel e consistente. Um testemunho fiel e irrepreensível, uma vocação total.

A Maior entre todas as Damas da Princesa do Norte, a nossa Emérita Cultural, nossa eterna Madre Superiora, Nossa Prima Donna, a Nossa Mestra Sabedoria, parte…

Deixa mais de sete décadas de Mariposas órfãs, hoje elas flanam nostálgicas nos céus sobralenses, fortalezenses, cearenses, nacionais e internacionais, pois como Ela gostava de dizer: ‘’Minhas Mariposas Azuis são céleres, estão por toda parte, a desbravar o mundo!’’.

Da pequena criança em exame de admissão, perpassando a aurora de minha infância, com as alegrias e desventuras adolescentes, consolidando as expectativas empreendedoras juvenis, sempre a meu lado Ela esteve; construindo e partilhando história, com muita alegria, afeto e mútua admiração. Atrevo-me até a especular o que dirigia ao ler esta singela produção textual: ‘’ Claudinha, minha Mariposa Azul, guardastes tudo isto de Tua Mestra, deixaste-me perplexa… Terei de dar-te o primeiro piparote! Revelaste por demais nossa vida… Na verdade, não espera menos de Ti, Tu sabes alegrar-me o espírito!’’

Ao deixar de dar suas rápidas cordas no Tempo, rompeu Nossa Mestra Sabedoria o casulo da vil matéria humana, foi tecer na Eternidade, no Studium Divino, a Primavera Celestial.

De sua eterna e saudosa Mariposa Azul:

Claudimar Rodrigues Schneider.

Fonte: Jornal Correio da Semana

SSPDS entrega Plano de Segurança das Eleições 2016 ao TRE-CE

rPlano de Segurança 1

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) entregou, na tarde da última sexta-feira (23), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o Plano de Segurança das Eleições Municipais 2016. Compõem o plano informações relativas às atuações da SSPDS e das suas vinculadas – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, durante o primeiro turno do pleito municipal, que acontece no próximo dia 02 de outubro. O documento foi entregue pelo secretário adjunto da Segurança Pública e Defesa Social, coronel PM Lauro Prado, e pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Geovani Pinheiro da Silva, para o presidente do TER-CE, desembargador Abelardo Benevides Moraes.

Na ocasião, o secretário adjunto da SSPDS destacou a importância do funcionamento do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), sediado na SSPDS. “A atuação em conjunto de forças estaduais, federais e municipais nos possibilita a tomada rápida de decisão, caso haja necessidade”, frisou Cel. Prado. O Centro funcionará das 7 horas do domingo até o encerramento das apurações das urnas. Estarão presentes no local representantes da SSPDS, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Guarda Municipal de Fortaleza e Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). O Estado Maior Especial da Polícia Militar (Emesp) também funcionará no CICCR das 18 horas da sexta-feira (30) até às 8 horas de segunda-feira (3).

Serão empregados diretamente na eleição cerca de 5.600 policiais militares em todo o Estado. Na Capital, serão em média 1.360 PMs; na Região Metropolitana de Fortaleza, 270; e no Interior, 3.970 militares. A Polícia Militar utilizará 170 viaturas em Fortaleza, 80 na RMF e 350 no Interior. O Corpo de Bombeiros Militar realizará o emprego de guarnições de combate a incêndio e socorros de urgência em postos avançados, bem como nas unidades operacionais da Capital, Região Metropolitana e Interior, se necessário.

Já a Polícia Civil atuará durante o pleito, em Fortaleza, por meio das delegacias plantonistas 2º DP, 7º DP, 9º DP, 11º DP, 12º DP, 30º DP e 34º DP, além das especializadas Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), Delegacia da Defesa da Mulher (DDM) e Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Os crimes eleitorais serão encaminhados à Polícia Federal. Na Região Metropolitana de Fortaleza, além das delegacias plantonistas – Maracanaú, Caucaia e Eusébio, funcionarão extraordinariamente, no dia 02 de outubro, as Delegacias Metropolitanas de Aquiraz, Pacatuba, Guaiuba, Itaitinga, Maranguape, Pindoretama, Cascavel, São Gonçalo do Amarante, Horizonte, Pacajus e Chorozinho. Já no Interior, tanto as Delegacias Regionais, quanto as Municipais, funcionarão no dia da eleição, com seus efetivos regulares e reforço proveniente da Capital.

O presidente do TRE-CE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, afirmou que "a situação de segurança em todos os municípios vem sendo acompanhada de perto pelo tribunal em constantes conversas com as autoridades competentes do Estado e confiamos plenamente nas ações da Segurança Pública e do Comando da Polícia Militar, que sempre nos deram total apoio para que tenhamos eleições seguras e transparentes em todo o Ceará".

Também estiveram presentes na reunião a vice-presidente do TRE e corregedora regional eleitoral, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, o presidente da Comissão de Segurança do tribunal, juiz Mauro Liberato, e o diretor geral, Hugo Pereira Filho.

Fonte: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)

Abertas as inscrições para o concurso Ceará Faz Ciência 2016


Estão abertas as inscrições para o Ceará Faz Ciência 2016. O concurso, que tem o objetivo de popularizar o conhecimento científico, acontecerá nos meses de outubro e novembro em Fortaleza e em cidades do interior do Estado.

O evento integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que é promovida anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, é quem realiza o Ceará Faz Ciência e, neste ano, o tema do concurso será "Ciência Alimentando o Brasil".

O temática é a mesma abordada pela SNCT e uma referência à decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2016 como o Ano Internacional da Leguminosas.

Os trabalhos selecionados serão expostos em edições no Sertão de Crateús (Crateús); na Serra de Ibiapaba (São Benedito); no Litoral Leste (Beberibe); no Maciço de Baturité (Mulungu); no Cariri (Barbalha); no Sertão de Sobral (Massapê); e em Fortaleza e Região Metropolitana – edição com data definida para os dias 18 e 19/10, no Centro de Eventos do Ceará.

Categorias e premiação
O concurso premiará três categorias: estudante do Ensino Médio/Técnico, universitário e inventor popular. Os vencedores receberão mentorias para desenvolver seu projeto e entrar no mercado de trabalho.

Como participar
O período para submissão dos projetos para Fortaleza e Região Metropolitana será de 05/09/2016 a 01/10/2016 e, para as cidades do interior, de 05/09/16 a 15/10/16. As inscrições serão feitas, exclusivamente, através de preenchimento de formulário de inscrição online no site do Ceará Faz Ciência: www.sct.ce.gov.br/cfc

A escolha do tema é de inteira responsabilidade das equipes e deverá estar relacionado, preferencialmente, relacionado ao tema da SNCT, "Ciência Alimentando o Brasil". Durante a seleção, a comissão julgadora levará em consideração critérios como criatividade, praticidade e aplicabilidade no cotidiano, conhecimento científico e relevância social.

Confira o regulamento clicando aqui.

TSE recebeu mais de 32 mil denúncias de irregularidades pelo aplicativo Pardal


A seis dias das eleições municipais, a Justiça Eleitoral já recebeu 32.070 registros pelo aplicativo Pardal, que permite que os eleitores de todo país façam denúncias de propaganda eleitoral irregular, tanto nas ruas como na internet e em veículos de comunicação. A ferramenta foi lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 18 de agosto, logo após o início da campanha.

Qualquer cidadão pode fazer denúncia de irregularidade praticada por candidatos e partidos políticos. A denúncia é feita pelo próprio aplicativo, com o envio de fotos, vídeos ou áudios que comprovem indícios de crime. O material é encaminhado automaticamente para análise do Ministério Público Eleitoral, que avalia a consistência das informações recebidas e pode formalizar denúncias aos juízes eleitorais de cada localidade.

Além da propaganda irregular, também é possível denunciar outras irregularidades como compra de votos, uso da máquina administrativa ou gastos irregulares. As denúncias que envolvem a propaganda eleitoral somam 51,93% dos registros. Veja aqui quais são as condutas proibidas aos candidatos durante a campanha.

Segundo o TSE, por ser o estado mais populoso e com o maior número de eleitores e, também, de candidatos, São Paulo é recordista de denúncias pelo aplicativo Pardal com um total de 6.444 registros.

Em seguida aparece o Espírito Santo, com 3.160 denúncias recebidas. O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo foi o responsável pelo desenvolvimento do aplicativo e já adota esse tipo de recebimento de denúncias desde 2012.

O estado de Pernambuco surge em terceiro lugar no número de denúncias com 2.841 registros.

Outros aplicativos
Além do Pardal, o TSE, junto com tribunais regionais de todo o país, desenvolveu outros 10 aplicativos para smartphones e tablets para que os eleitores participem mais ativamente do processo eleitoral deste ano. Nas eleições 2014, quatro aplicativos foram colocados à disposição dos eleitores.

Já estão disponíveis para as plataformas IOS e Android os aplicativos: Pardal; Candidaturas; Mesários; Agenda JE; e JE Processos.

Serão disponibilizados nos próximos dias: Eleições 2016; Onde votar ou justificar; Boletim na Mão; Resultados; QRUEL (para servidores da Justiça Eleitoral); e Checkup da urna (para técnicos da Justiça Eleitoral).

O primeiro turno das eleições municipais acontece no próximo domingo (2), a partir das 8h.

Fonte: Agência Brasil

IADE recebe Selo de Acessibilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência



O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sobral concedeuSelo de Acessibilidade Padrão Prata ao Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA (IADE). A solenidade de entrega foi realizada na quinta-feira, 22 de setembro de 2016, no Derby Clube de Sobral, como parte da programação da VIII Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. 

O Selo identifica e reconhece o IADE como instituição que promove ações de inclusão e respeito a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no atendimento em suas instalações. A Diretora Executiva do IADE, Professora Josefa Dêis Brito, e o Diretor Adjunto, Professor Mauro Nogueira, receberam o certificado das mãos do Prefeito Veveu Arruda. 

As instalações do IADE obedecem às normas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com estacionamento para embarque e desembarque de pessoas com deficiência; rampa; elevador; banheiro adaptado e atendimento prioritário a pessoas com necessidades especiais.

O Selo Acessibilidade, proposta pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – atualmente presidido pela professora Cristina Nunes, do Curso de Ciências Contábeis da UVA – , foi instituído pela Lei Municipal nº 1.070/2011, que define acessibilidade como a "possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliário e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida".

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA

sábado, 24 de setembro de 2016

Coligação de Ivo Gomes repudia perseguição e violência da campanha de Moses Rodrigues


A coligação Mais Competência, Mais Resultados, da candidatura de Ivo Gomes a prefeito de Sobral, repudia as constantes intimidações da candidatura de Moses Rodrigues, do PMDB, e a tentativa de distorcer fatos e confundir a opinião pública. 

Na tarde desta sexta-feira (23/9), a militância e equipe de filmagem da candidatura do PMDB voltou a coagir profissionais e o candidato Ivo Gomes. Além do próprio candidato, o cinegrafista da campanha de Ivo foi o principal alvo das palavras de baixão calão e empurrões de integrantes da candidatura opositora.

Por, pelo menos três vezes, a equipe do candidato do PMDB atuou de forma violenta, constrangendo não apenas apoiadores do PDT, como também estudantes. O primeiro ato coercitivo ocorreu na noite de 7 de Setembro, após debate na sede da União Operária, quando a equipe de Ivo ficou sitiada. 

Na última quarta-feira (21/9), o debate na Universidade do Vale do Acaraú acabou sendo cancelado, após denúncias de alunos da UVA de tentativa de manipulação. Estudantes foram agredidas, inclusive, fisicamente, por pessoas da equipe do PMDB.

A candidatura de Ivo Gomes vai continuar trabalhando de forma pacífica, com propostas e soluções para dar a Sobral um novo grande salto de crescimento. A luta em defesa da democracia em nossa Sobral e em nosso Brasil continuam.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

OAB desenvolve aplicativo móvel para denúncias de violações de prerrogativas

conselho-federal

A OAB Nacional está em fase final de desenvolvimento de um aplicativo para denúncia de violações de prerrogativas. Por meio da ferramenta, será possível especificar qual prerrogativa foi violada, bem como os tipos de ocorrência como pedido de providências, pedido de assistência reclamação e informação, entre outros.

O aplicativo foi apresentado nessa terça-feira (20/09) aos conselheiros federais e, posteriormente, será levado à apreciação do Colégio de Presidentes de Seccionais. Com ele, advogados e advogadas poderão registrar ocorrências e registrá-las, assim como consultar a legislação que garante seus direitos.

Segundo o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, a ideia do aplicativo é facilitar o registro de violações de prerrogativas de advogados de todo o país. “Queremos que seja uma proposta absolutamente colaborativa. Ao denunciar uma violação de prerrogativa, o colega colabora com a luta da entidade contra essa prática”, disse.

Cada Seccional poderá acompanhar os registros de violações de prerrogativas, traçando assim estratégias para evitar que voltem a ocorrer. “A ideia do aplicativo é muito relevante e vai representar um meio fácil e rápido de comunicação de violação das prerrogativas. A nossa luta não pode parar. Defender as prerrogativas do advogado é defender a sociedade”, destacou o presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota.

Fonte: OAB Ceará

Ivo Gomes assina termo de compromisso com a Primeira Infância

Exibindo IMG_5448.JPG


O candidato Ivo Gomes assinou o termo de compromisso com a Rede da Primeira Infância do Estado do Ceará, na manhã desta quinta-feira (22/9), na sede do Fórum Eleitoral de Sobral. No documento consta as ações para a primeira infância: priorizar os direitos das crianças, atualizar o diagnóstico da situação da primeira infância no município e implementar e acompanhar o Plano Municipal pela Primeira Infância. 

Entre as propostas que Ivo já havia anunciado, está a universalização da oferta de creches dentro do município de Sobral.

Estão na agenda prioritária:
· Assegurar acesso à educação infantil de qualidade, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade no atendimento em creches, conforme determina o Plano Nacional de Educação (PNE);

· Fortalecer a atenção básica, com foco na estratégia Saúde da Família, para ampliar as práticas familiares promotoras do desenvolvimento integral da criança, desde a gestação até, principalmente, os 3 anos de idade, com atenção especial às crianças em maior vulnerabilidade.

· Ampliar e qualificar os serviços socioassistenciais de proteção social, básica e especial, às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

· Garantir formação continuada integrada e intersetorial para os diferentes profissionais, com perspectivas plurais sobre a Primeira Infância;

· Criar espaços do brincar na cidade;

· Elabora e/ou implementar e monitorar o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI);

· Instituir e garantir o funcionamento do Comitê Municipal Intersetorial de Coordenação das Políticas para a Primeira Infância;

UVA e AMMA firmam convênio de cooperação técnica para pesquisas da fauna e flora da região


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) firmou convênio de cooperação técnica com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Sobral (AMMA) para o desenvolvimento de ações conjuntas de levantamento da fauna e da flora e de estudos de caracterização ambiental de ecossistemas, especialmente a Caatinga, no Município de Sobral. O Termo de Convênio foi assinado em 16 de agosto de 2016, pelo Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, pelo Superintendente da AMMA José Wilson Angelim e pelo Gerente da Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha, Francisco Ávila Mendes. 


Os estudos, realizados em convênio com a AMMA serão desenvolvidos por pesquisadores da UVA e envolverão docentes e discentes, provenientes de vários cursos, principalmente os cursos de Ciências Biológicas e Geografia.

O convênio estabelece a participação de pesquisadores da UVA no suporte ao desenvolvimento de estudos sobre os aspectos físicos e a biodiversidade na Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha (REVIS), no Distrito de Taperuaba, primeira Unidade de Conservação dessa natureza no Estado do Ceará.

De acordo com o Curador do Herbário da UVA e coordenador do Projeto “Inventário Florístico do Noroeste do Estado do Ceará: diversidade e potencialidades do bioma Caatinga”, Prof. Elnatan Bezerra de Souza, “as ações conjuntas entre as instituições vão também subsidiar a criação de Unidades de Conservação, colaborando com a conservação e preservação de ecossistemas no Município de Sobral, especialmente a Caatinga”. 

“O convênio é importante para a integração e potencializa ações de ambas as instituições no que se refere ao papel que exercem no estudo da biodiversidade e do meio ambiente de Sobral, além de propiciar o intercâmbio entre discentes e docentes da UVA e técnicos da AMMA”, afirma o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho.

Também estiveram presentes à assinatura do Termo de Convênio, a Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne; a Diretora do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas da UVA, Prof.ª Cláudia de Castro Goulart; o Curador do Herbário da UVA, Prof. Elnatan Bezerra de Souza, e a bióloga Vilma Mendes (AMMA). 

Ipece divulga PIB do 2º trimestre de 2016

Resultado de imagem para pib ceara

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgou, nesta quinta-feira (22), a análise do PIB do Ceará no 2º trimestre de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015. O índice registrado indica queda menor que a do mesmo período do ano passado, sendo -4,65% agora, enquanto no segundo trimestre de 2015 foi de -5,69%.

De acordo com os analistas do Instituto, a realidade mostrada no estudo trimestral é comum a todos os estados do Brasil devido à crise macroeconômica que o País enfrenta desde o terceiro trimestre de 2014. Outros sete estados também divulgam análise do PIB trimestral. Todos, até agora, apresentaram resultados negativos  O pior índice foi observado no Espírito Santo (-15%), seguido do Ceará (-4,65%), São Paulo (-3,8%), Bahia (-3,7%), Rio Grande do Sul (-3,1%) e Minas Gerais (-2,8%).


O PIB trimestral é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo. O estudo é calculado com base nos resultados dos setores Agropecuária, Indústria e Serviços, e detalhados por suas atividades econômicas.

Setores
Neste 2º trimestre, o PIB da agropecuária cearense cresceu 2,95%. No mesmo período de 2015 o PIB da agropecuária foi de -37,11%. Os outros setores calculados apresentaram queda. O setor de serviços teve decréscimo de 3,57%, resultado influenciado pela queda na atividade do comércio, que sofreu redução de 10,04%.

A indústria caiu 6,74%, influenciada pelo desempenho das atividades da indústria de transformação e da construção civil. As informações constam do Boletim da Conjuntura Cearense do 2º trimestre de 2016, divulgado hoje.

Como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, as informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações após cálculo das Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seplag

Empossados 13 novos servidores nos campi da UFC de Fortaleza, Sobral e Quixadá


O sonho de fazer parte da Universidade Federal do Ceará existia em Priscilla Guerra desde muito cedo. Em 2007, ela conseguiu realizar o intento, entrando na graduação em Engenharia de Alimentos. Desde então, não quis mais sair. Mais tarde, celebrou a entrada no mestrado também na Universidade e, nesta quinta-feira (22), Priscilla comemorou, emocionada, sua posse como servidora técnico-administrativa da UFC.



"Tenho um amor muito grande por esta Instituição. Entrei e não quero mais sair, quero colaborar com o desenvolvimento da Universidade", declara a mais nova assistente em administração, Priscilla Guerra. Juntamente a ela, outros quatro servidores técnico-administrativos e oito professores foram empossados na UFC, para os campi de Fortaleza, Quixadá e Sobral. A cerimônia foi realizada na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).


A pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas, Profª Cláudia Buhamra, presidiu a cerimônia, destacando o papel do servidor para a sociedade. "Costumo dizer que não somos servidores públicos, somos servidores 'do' público – essa preposição faz uma grande diferença! Quando a gente interioriza essa diferença, a gente vê a responsabilidade que temos perante a comunidade", afirmou.

O servidor Marcos Antônio Rafael da Fonseca fez a leitura do termo de compromisso, sendo acompanhado pelos demais colegas, que receberam o termo de posse das mãos de Buhamra. Ela falou ainda sobre a importância de saber conviver com as diferenças, lembrou de sua emoção quando entrou na UFC como aluna de Administração e, mais tarde, como professora e, por fim, parabenizou os novos servidores.


Fonte:  Portal da UFC

VI Encontro de Extensão e Cultura da UVA recebe inscrições até 28 de setembro




Com extensa programação, o VI Encontro de Extensão e Cultura da UVA está com inscrições abertas até o dia 28 de setembro de 2016. O evento – que integra a programação do Outubro UVA 2016 – será realizado no período de 18 a 21 de outubro e é aberto a participação de alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da UVA e de outras IES e, também, artistas locais.

Coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UVA (PROEX), o Encontro é destinado à divulgação de ações de extensão e cultura desenvolvidas na UVA e também à integração e troca de conhecimentos com outras Instituições de Ensino.

O encontro visa, ainda, ampliar ações com grupos de ensino e pesquisa nas áreas de graduação e pós-graduação e divulgar manifestações e produções culturais. “Os trabalhos serão apresentados em vários espaços no campus da CIDAO, onde haverá também mostras culturais e artísticas”, explica a Professora Maristela Osawa, Pró-reitora de Extensão e Cultura da UVA.

Os interessados poderão inscrever-se pela Internet, no endereço eletrônico sistemas.uvanet.br/sadoc, devendo indicar umas das seguintes modalidades de participação: avaliador, participante ou monitor. Saiba mais: (88)3611-6725.

Ensino médio: português e matemática serão únicas obrigatórias; veja o que muda

Resultado de imagem para ensino medio

Português e matemática serão os dois únicos componentes curriculares obrigatórios nos três anos do ensino médio, de acordo com o novo modelo para a etapa anunciado hoje (22) pelo governo. A definição está em medida provisória (MP) assinada pelo presidente Michel Temer. Atualmente, a etapa tem 13 disciplinas obrigatórias para os três anos.

A MP prevê a flexibilização do ensino médio com o objetivo de torná-lo mais atraente para o jovem, segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho. Os componentes curriculares que deverão ser ensinados no período obrigatoriamente serão definidos na Base Nacional Comum Curricular, que começará a ser discutida no próximo mês e deverá ser definida até meados do ano que vem, segundo o Ministério da Educação.

De acordo com a medida provisória, cerca de 1,2 mil horas, metade do tempo total do ensino médio, serão destinadas ao conteúdo obrigatório definido pela Base Nacional. No restante da formação, os alunos poderão escolher seguir cinco trajetórias: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas - modelo usado também na divisão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - e formação técnica e profissional.

“O novo ensino médio tem como pressuposto principal o protagonismo do jovem. Hoje é bastante engessado. Esse modelo caminha na direção da flexibilidade”, disse Mendonça Filho.

Arte e Educação Física
O texto, que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), determina o fim da obrigatoriedade do ensino de arte e de educação física no ensino médio. As disciplinas serão obrigatórias apenas no ensino infantil e fundamental.

As mudanças passarão a valer 180 dias após a publicação da Base Nacional, ou seja, não modificam o atual currículo. De acordo com o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Silva, a intenção é enxugar na lei as obrigatoriedades do ensino médio. “Agora a Base Nacional tem que dizer o que é e o que não é obrigatório nesse um ano e meio. Se eu vou definir ênfases, como eu posso ter todos os conteúdos do mundo? Se eu digo que os 13 conteúdos são obrigatórios?”, questionou.

Segundo Silva, artes e educação física, assim como conteúdos como filosofia e sociologia certamente estarão garantidos na Base Nacional Curricular Comum e poderão voltar a ser obrigatórios.

Idiomas
O inglês passa a ser a língua estrangeira obrigatória que deverá ser ensinada em todas as escolas de ensino médio. Outros idiomas podem ser ensinadas em caráter optativo.

A MP abre a possibilidade que os estados tenham mais autonomia nas decisões referentes a essa etapa da educação básica. Um sistema de ensino poderá, por exemplo, definir um sistema de crédito, no qual um aluno cursa determinados períodos e, caso deixe a escola, possa retomar o curso de onde parou e não tenha, necessariamente, que cursar um ano inteiro.

Também está previsto na MP que os créditos adquiridos pelos alunos nesse caso poderão ser aproveitados no ensino superior, após normatização do Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologação pelo MEC. Ao entrar na universidade ou no ensino tecnológico, a trajetória escolar do aluno será considerada e ele não precisará cursar matérias que envolvem conhecimentos e competências que já possui.

Carga horária
A reforma também determina que a carga horária mínima anual da etapa deverá ser progressivamente ampliada para 1,4 mil horas, o que tornará o ensino médio integral, com 7 horas por dia.

A expectativa do MEC é que as primeiras turmas que seguirão a formação de acordo com o Novo Ensino Médio começem em 2018, após a aprovação da Base e da MP pelo Congresso Nacional. Não há prazo para que as redes de ensino se adequem às mudanças, mas o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) trabalha com o cronograma do Plano Nacional de Educação (PNE), que deve ser implementado até 2024.

Ensino técnico
Entre as trajetórias que os estudantes poderão escolher está a formação técnica. Os alunos serão certificados e seus itinerários formativos permitirão a continuidade dos estudos. Essa oportunidade de formação vai ocorrer dentro do programa regular, sem a necessidade de o aluno estar cursando o período integral. No ensino técnico, os alunos poderão ser certificados a cada etapa que cumprirem, recebendo uma certificação das competências adquiridas até ali.

As aulas técnicas poderão ser ministradas por profissionais com notório saber - ou seja, sem formação acadêmica específica na área que leciona -, reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino para ministrar conteúdos afins à sua formação. “Isso não vale para os demais conteúdos, se eu tenho o ensino de filosofia, eu vou continuar tendo que ter um professor formado em filosofia, isso não muda. Vale apenas para o ensino técnico”, explicou o secretário de Educação Básica.

Resultados
A reforma do ensino médio passou a ser priorizada pelo governo depois que o Brasil não conseguiu,  por dois anos consecutivos, cumprir as metas estabelecidas para essa etapa da formação. Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino no país, mostram que o ensino médio é o que está em pior situação quando comparado às séries iniciais e finais da educação fundamental: a meta para 2015 era nota 4,3, mas o índice ficou em 3,7.

Atualmente, o ensino médio tem 8 milhões de alunos, número que inclui estudantes das escolas públicas e privadas. Segundo o Ministério da Educação, enquanto a taxa de abandono do ensino fundamental foi de 1,9%, a do médio chegou a 6,8%. Já a reprovação no nível fundamental é de 8,2%, frente a 11,5% no ensino médio.

Fonte: Agência Brasil

Bairro Sumaré recebe​ compromissos de Ivo em infraestrutura, lazer e segurança


Em comício realizado no Bairro Sumaré, o candidato Ivo Gomes reafirmou compromissos com a comunidade para melhorar a infraestrutura, o lazer e a segurança na região, que concentra cerca de 17 mil habitantes. Na área da segurança, Ivo garantiu ainda que vai dobrar o efetivo da Guarda Municipal, atualmente formado por 160 homens e mulheres. Ele quer ainda descentralizar a Guarda Municipal, com postos em cada bairro, instalar 50 câmeras de segurança. Ivo lembrou ainda que, com a parceria do governador Camilo Santana, pretende solicitar 200 novos policiais militares,a partir de concurso que já está sendo realizado pelo Governo do Estado. "Não é nada mirabolante, não é nada que eu não sei quanto custa, não é nada que eu não possa chegar ao final do governo e as pessoas olharem para mim e dizerem: 'você cumpriu as promessas que você assumiu'", destacou. 

Ivo afirmou ainda que ao final de dois anos, "não haverá uma rua do bairro sem pavimentação, drenagem, cobertura asfáltica e instalação de luz branca". Ele afirmou ainda que vai criar mais espaços de lazer disponíveis em períodos prolongados, além de cobrir a quadra poliesportiva. "Tem ainda um terreno grande aqui e nós vamos resolver juntos o que nós vamos fazer neste terreno", acrescentou o candidato do PDT, demonstrando disposição para a participação popular em seu eventual governo. 

Exibindo IMG_5160.JPG

A população de Sumaré acolheu com entusiasmo o candidato, sua vice de chapa, Christianne Coelho, e os vereadores da coligação, onde vibraram com as propostas feitas por Ivo. A moradora Lady Daiane da Silva foi conferir de perto e já sentiu a veracidade das propostas: “Sobral está bem melhor depois que os Ferreira Gomes entraram. Já o outro é um homem que a gente não sabe nem de onde é que vem. As promessas que ele fala são tudo invenção. Ele fica dizendo que vai ajudar os pobres, mas é tudo mentira dele. Ele não tem preparo e está é revoltado. Já o Ivo, eu acredito que o Ivo é a pessoa certa. Eu acredito que ele vai ser bem melhor do que o Cid foi, ele vai fazer mais do que o Cid fez”.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Quem tem diploma universitário ganha 2 vezes mais no Brasil


Resultado de imagem para ensino medio

Para quem está cursando o ensino superior, uma boa notícia: o relatório de 2016 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou o impacto da educação superior no mercado de trabalho do Brasil. De acordo com o documento, um trabalhador que fez graduação ganha mais do que o dobro do que aqueles que estudaram até o Ensino Médio.

A diferença é ainda mais gritante quando se fala em níveis acadêmicos mais elevados. Segundo a OCDE, os trabalhadores que têm mestrado ou doutorado chegam a ganhar salários mais de quatro vezes maiores do que as pessoas que têm até o Ensino Médio.

Os dados do relatório mostram o quanto o mercado de trabalho brasileiro valoriza a educação. De acordo com especialistas do Quero Bolsa, site que oferece bolsas de estudos em mais de 700 faculdades de todo o país, isso se deve à baixa escolaridade média da população brasileira. Quanto menos pessoas qualificadas há no mercado, mais difícil é encontrá-las. Por isso, os empregadores preferem pagar salários mais altos para não correr o risco de perdê-las para a empresa concorrente com uma simples oferta de aumento de salário.

De acordo com a OCDE, a cada 100 brasileiros adultos, apenas 14 chegaram ao Ensino Superior. Isso é muito pouco comparado à média dos 46 países analisados, que é de 35 a cada 100 adultos. Com esse índice, o Brasil fica atrás de países da América Latina como Chile (21%), Colômbia (22%), Costa Rica (23%) e México (16%).

Apesar de a população brasileira ainda ter um longo caminho a avançar com relação ao acesso ao Ensino Superior, o relatório destaca que já existe uma tendência de evolução. Entre as pessoas com 25 a 34 anos, 16% chegaram ao Ensino Superior, enquanto que entre a geração mais velha, de 55 a 64 anos, apenas 11% alcançaram esse nível de graduação acadêmica. Ou seja, quanto mais jovem a geração, maior a porcentagem que chega à faculdade.

Fonte: Tribuna do Ceará

Campanha de multivacinação é lançada na Região Norte


O secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, participou na manhã desta quarta-feira (21), do lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação 2016 na Macrorregião de Saúde de Sobral, na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora de Fátima, em Massapê. A campanha começou na segunda-feira, 19 de setembro, para atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos de idade, meninas de nove anos de idade e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade.

No Ceará serão mobilizados 10 mil profissionais de saúde em 2.368 postos fixos de vacinação, até 30 de setembro, com o de mobilização nacional em 24 de setembro. “Fazer saúde não é só com os médicos e enfermeiros, precisa da participação da comunidade, precisamos fazer a nossa parte”, enfatizou Henrique Javi no lançamento da campanha.

Pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente para uma avaliação criteriosa da situação vacinal. Estarão disponíveis durante a campanha as vacinas da rotina previstas no Calendário Nacional de Vacinação. Todas as crianças e adolescentes deverão comparecer a um posto de saúde para que a caderneta de vacinação seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. “É uma campanha que acontece anualmente e é nesse momento que a gente tem que buscar aquelas crianças e adolescentes que não têm se vacinado”, apelou o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado, Márcio Garcia. “Vamos fazer um pacto com as comunidades para não deixar nenhuma criança desprotegida”, reforçou.


Auriene Gomes e Carol Souza são agentes de saúde em Massapê. Elas participaram do lançamento da campanha de multivacinação. Aos 42 anos, Auriene trabalha como agente de saúde há 20 anos e acompanhou a caderneta de vacinação da agora colega de trabalho Carol, de 20 anos, durante a infância e adolescência. "Estamos dando vida às crianças, às pessoas", considera Auriene sobre as campanhas de vacinação. “Conhecer e cuidar da Carol foi uma experiência muito boa, eu a considero como minha filha, fruto do meu trabalho, é um orgulho”, diz a agente de saúde. “Ela orientou e ensinou a minha mãe sobre a importância de manter as vacinas em dia e valorizar o trabalho do agente de saúde”, lembra-se Carol. “É fundamental para a saúde da criança levá-la para o posto de saúde para pesar, vacinar e ter esse acompanhamento do agente”, ensina.

Em 2015, no Ceará, 401.959 crianças de 0 a 5 anos incompletos foram levadas aos postos de vacinação dos 184 municípios para atualizar a caderneta de saúde da criança. Desse total, 238.998 foram vacinadas e receberam 187.924 doses das vacinas oferecidas. Este ano a campanha incorpora as meninas de nove anos, para imunização contra HPV, e os adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade. Nesta sexta-feira, 23 de setembro, a comitiva faz o lançamento da campanha de multivacinação na Macrorregião de Saúde do Cariri, na Unidade Básica de Saúde do Morro Dourado, em Brejo Santo, às 10 horas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Novos Sertões | Cajucultura melhora vida de famílias no Ceará

z9 cajubebe.png


A cajucultura é uma das atividades mais impactantes para a economia do Ceará, tanto pelo potencial de geração de renda, como pelas diversas alternativas que podem ser proporcionadas pela fruta e seus derivados. Na região litorânea do nosso estado existem pequenos empreendimentos que ajudam a gerar renda para o produtor rural. A produção se concentra praticamente em municípios das regiões Metropolitana, Litoral Leste-Jaguaribe, Litoral Oeste e Baturité.

O agricultor Ocimar Liberalino, nascido e criado na comunidade de Lagoa Funda no município de Beberibe é beneficiado com o programa de substituição de copas da SDA desde 2009, e desde então sua produção tem um crescimento significativo a cada colheita. No ínicio o agricultor colhia 200kg por hectare, hoje em dia sua produção é de 1.200 kg por hectare. Para gerar renda através do caju, Ocimar construiu há 6 anos uma agroindústria familiar de cajuína, com registro do Ministério da Agricultura, no quintal da sua casa e hoje conta com 6 trabalhadores, além dele e de sua esposa.

A produção de cajuína alavancou a qualidade de vida da família do agricultor, que fornece o produto para a Prefeitura de Beberibe, através do PAA e o restante vende nos mercados locais e estaduais. A última produção de Ocimar ultrapassou 25 mil litros de cajuína, o tornando um grande exemplo de agricultor familiar e empresário da região. Da safra do caju ele utiliza a cajuína, a castanha e o carvão do cajueiro para a venda.

Sem utilizar conservantes na sua fabricação, a cajuína do Jon, como é conhecida, é famosa no município e os planos de Ocimar e da mulher, que também ajuda na produção, são de expandir ainda mais o caju e a cajuína, enviando-as para São Paulo e para outros estados do Brasil.

Com o intuito de pegar novas ideias para produção, o agricultor viajou até o Piauí onde conheceu plantações de caju e conversou com diversas pessoas da área.


Impacto na produção e melhoria na renda

O programa foi estratégico e essencial para a mudança de vida da família do seu Ocimar. Ele, a esposa e o filho apostaram na produção do caju e no efeito que poderia ter na renda da família. As forças se uniram, o trabalho foi árduo, mas a recompensa começa a chegar.

Hoje, o filho de Ocimar mora na capital Fortaleza e cursa Ciências da Computação em uma das universidades mais caras do Ceará. O pai consegue com o dinheiro do caju, sustentar o filho fora de casa e ainda realizar o seu sonho de ter um nível superior de qualidade.

Reforma na casa, carro novo e vida mais digna foi proporcionado através da produção do caju e da cajuína e segundo o agricultor muito mais ainda pode acontece. “A produção de caju em Beberibe tem crescido bastante, e o programa de substituição de copas foi e tem sido super importante para essa evolução na qualidade de vida minha e de minha família”, comemora Ocimar, que tem a ajuda da mulher em todos os processos de produção da cajuína.


Tecnologia
Com a melhoria da renda e o aumento da produção do caju, Ocimar resolveu adquirir máquinas para ajudar no processo de produção e facilitar o trabalho que antes era manual. Trator, máquina de empacotamento, máquina própria para pulverização da plantação melhoraram o processo e ajudaram na velocidade de produção.

Substituição de Copas
Coordenado pela SDA, o programa de Substituição de Copas incentiva os produtores de caju a aderirem o procedimento, pois ao utilizar a tecnologia é possível recuperar pomares, elevando a produtividade do agricultor. A técnica consiste na substituição da parte aérea das plantas por clones de alta produção e porte reduzido, através da enxertia nas brotações emitidas após o corte, mantendo-se as raízes e parte do tronco do cajueiro.

De acordo com o supervisor de fruticultura da SDA, José Paz, esse é um programa do Governo do Estado que gera um grande impacto na produção e renda dos agricultores do Ceará. “As mudanças são percebtíveis depois a adesão ao programa de substituição”, comemora.

Fonte: Governo do Estado do Ceará