terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Museu da Fotografia realiza curso em Sobral para adolescentes em medidas socioeducativas


O Museu da Fotografia Fortaleza promove, a partir desta segunda-feira, 8, um curso sobre fotografia básica para adolescentes do município de Sobral, a 231 quilômetros da Capital, que estão em cumprimento de medidas socioeducativas. O projeto é realizado em parceria com a Superintendência Do Sistema Estadual De Atendimento Socioeducativo (SEAS) e as aulas devem durar até o próximo sábado, 13.

De acordo com a instituição, oito alunos devem participar da formação, que contará com aulas sobre a "história da fotografia" e a prática da profissão por meio de ensaios fotográficos. Participam do momento adolescentes de alguns dos centros socioeducativos locais, como o Dr. Zequinha Parente.

Uma equipe especializada deve ministrar o momento, utilizando equipamentos cedidos pelo Museu da Fotografia Fortaleza. Para que fosse possível dar inicio e seguir com a ação educacional, todos os protocolos de medidas sanitárias serão cumpridos- visando resguardar a saúde dos participantes.

Durante as aulas, os alunos devem aprender ainda a pensar a fotografia como "fonte de registros e principais ferramentas para o conhecimento e reflexão". Conforme museu, um dos objetivos da formação é estimular nos jovens a "arte" e a "cultura".

Fonte: O Povo 

Método Canguru: mães e bebês são acompanhados mesmo após alta no HRN



Eficaz no tratamento de bebês recém-nascidos prematuros com baixo peso, o Método Canguru auxilia na amamentação, na melhora nutricional da criança e no favorecimento do vínculo entre mãe e filho. No Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), o acompanhamento do método começa ainda durante a gestação ou, para bebês não nascidos no hospital, logo após a internação.

A Neonatologia do HRN conta com as unidades de terapia intensiva neonatal (UTIN), de cuidado intermediário convencional (UCINCo) e de cuidado intermediário neonatal canguru (UCINCa). Quando o bebê tem condições clínicas de ir para casa, é dada a alta com retorno já agendado para avaliação. O acompanhamento intensivo passa a ser feito pelo ambulatório. No ano passado, 333 bebês foram atendidos na Unidade Canguru do HRN, onde há dez leitos.

Os gêmeos Jake e Jheson nasceram na maternidade do HRN no dia 9 de janeiro. A mãe dos pequenos, a dona de casa Marcela Araújo Teixeira, de 20 anos, disse que o acompanhamento é importante para mãe e bebês. “Para nós, é muito importante esse acompanhamento porque ainda estamos aprendendo como cuidar dos nossos gêmeos prematuros”, afirma Marcela. “Acompanha o bebê por completo”, completa o pai dos gêmeos, o auxiliar administrativo Fábio da Silva Rodrigues, de 31 anos.

Leia mais: 
https://www.isgh.org.br/noticias/2235-metodo-canguru-maes-e-bebes-sao-acompanhados-mesmo-apos-alta-no-hrn