sábado, 28 de março de 2015

Dragão do Mar recebe neste sábado, 28/3, o Dia da Arte


Neste sábado, 28 de março, o Centro Cultural Dragão do Mar será o palco do Dia da Arte. Promovido em todo o Brasil, pela Organização Internacional Nova Acrópole, evento gratuito terá como tema geral “Por que a arte é necessária?”. A data é comemorada anualmente pela escola de filosofia Nova Acrópole em todas as suas sedes pelo país com o objetivo de celebrar e relembrar os valores da arte clássica. A programação que vai das 14h às 21h, contará exposições, vídeo comentado, audição musical, palestra e uma noite de apresentações artísticas.

“Queremos proporcionar um resgate da arte à maneira clássica, arte que expressa a beleza da natureza e que, por consequência, aproxima o homem de sua natureza interior. A arte amplia o nosso entendimento sobre a vida e sobre o mundo que nos cerca, nos torna melhores como seres humanos, uma vez que nos permite reconhecer como belos os valores éticos e morais, a dignidade humana”, explica a diretora da Nova Acrópole em Fortaleza, Kelly Aguiar.

Durante todo o sábado, estarão abertas à visitação as exposições Mythos e Silenciosa Beleza, de Alex Oliver e Juliana Limeira que apresentam esculturas inspiradas em mitos e quadros inspirados na natureza,na Galeria Multiuso do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Às 15h, a prof. Kelly Aguiar, diretora da Nova Acrópole Fortaleza irá comentar o filme "Mestre da Vida", que conta a história de John Talia (Trevor Morgan), um talentoso e problemático estudante de artes de 18 anos que quer se tornar um grande artista. Ao conhecer Nicoli Seroff (Armin Mueller-Stahl), um genial pintor, ele insiste para que o velho mestre o ensine a pintar. Mas Seroff não só desistiu da arte, mas também da vida e quer ficar em paz. No entanto, Seroff convida John para passar uma temporada em sua casa da Pensilvânia. Juntos, eles dão um ao outro um precioso presente: o estudante aprende a ver o mundo através dos olhos do talentoso mestre e o mestre aprende a ver a vida através dos olhos da inocência novamente.

Baseado em fatos reais, "O Mestre da Vida" fala sobre a troca de experiências e seus aprendizados, o amor (seja por seus sonhos ou pelas pessoas) e, de uma forma muito sutil, dos estereótipos que povoam o senso comum. Com uma bela fotografia e diálogos imperdíveis, o filme mostra como a atenção aos detalhes do que nos cerca é mais necessária do que a técnica.

Homenagem à Bach
O Dia da Arte também contará com uma Apreciação Musical comemorativa aos 330 anos de J.S. Bach, às 18h, conduzida pelo professor Leandro Botelho. Nascido em 31 de março de 1685, Johann Sebastian Bach foi um compositor, cantor, cravista, maestro, organista, professor, violinista e violista oriundo do Sacro Império Romano-Germânico, atual Alemanha. O artista faleceu em 28 de julho de 1750, sendo considerado o maior nome da música barroca e um dos maiores compositores de todos os tempos, deixando muitas obras que constituem a consumação de seu gênero. Entre suas peças mais conhecidas e importantes estão os Concertos de Brandenburgo, o Cravo Bem-Temperado, as Sonatas e Partitas para violino solo, a Missa em Si Menor, a Tocata e Fuga em Ré Menor, a Paixão segundo São Mateus, a Oferenda Musical, a Arte da Fuga e várias de suas cantatas.

Por que a Arte é necessária?
A palestra magna, às 20h, irá versar sobre o tema “Por que a Arte é necessária?” e será ministrada pela vice-diretora da Nova Acrópole no Brasil, Lúcia Helena Galvão. Lúcia explica que "a arte pressupõe dois mundos: um, o mundo das ideias, de Platão, perfeito e permanente, e outro, o mundo dos reflexos, ilusório e passageiro, mas que busca concretizar, em suas formas, aquelas formas do mundo ideal. O artista seria a ponte entre estes dois mundos. Quando consegue gerar formas que se assemelham significativamente ao seu modelo no plano das ideias, permite que os homens comuns vejam este mundo através de seus olhos, e inspira-os na direção de seu alcance. Daí podemos deduzir que o verdadeiro artista é sempre um idealista, e fomentador de idealismos".

O evento será encerrado com apresentação ao vivo do Grupo Ária, que apresentará operas de Puccini, Verdi, Mozart e Haendel.

A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo site www.acropole.org.br

Serviço:
Dia da Arte – Por que a Arte é necessária?
28 de março, sábado, das 14h às 21h
Entrada Franca
Centro Cultural Dragão do Mar
Informações e inscrições: 85 3257-2777, 8108-3463 (Wapp), 8838-3463 (Oi), 8833-3217 (TIM) ou no site: www.acropole.org.br e no facebook.com/nafortaleza

Fonte: O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário