Morreu hoje, por volta das 16 horas, o artista plástico Audifax Rios. Sob forte emoção quem fez o comunicado foi seu amigo e incentivador, livreiro Sério Braga.
Presidente do Clube do Bode, a maior confraria intelectual e popular do Ceará, Audifax morreu na sua terra natal, Santana do Acaraú que costumava visitar duas vezes ao mês. Ainda não se sabe a causa da morte, mas a família divulgou que teria sido um infarto.
Audifax Rios era cearense de Santana do Acaraú, onde iniciou os estudos. Em 1962 radicou-se em Fortaleza. Trabalhou na extinta TV Ceará, em jornais e agências de propaganda. Artista plástico, fez duas dezenas de individuais (Brasílias, Recife, Vaticano, Nova Canudos, Fortaleza…) e participou de inúmeras coletivas e salões onde foi premiado (Novos, Abril, Unifor). Fez capas e ilustrações para mais de 150 obras, a maioria de autores cearenses.
Escreveu Bar Peixe Frito (1978), Já fez a sua fezinha hoje? (1987), Gentes da Licânia (1989), Porto dos Viventes de Aroeiras (1993) e Iracema (1996), além de participar de diversas antologias.
Fonte: Roberto Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário