quarta-feira, 20 de maio de 2015

Caminhada em Sobral marca programação do Dia Nacional da Luta Antimanicomial



Usuários e profissionais dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) de Sobral realizaram, na última segunda-feira (18), uma caminhada pelas principais ruas do Centro para alertar a população sobre a reforma psiquiátrica, que prevê o acompanhamento de pacientes sem a internação manicomial. A ação marcou a comemoração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que acontece todo 18 de maio.

Além desta mobilização, entre os dias 11 e 18 de maio, a rede integrada à saúde mental de Sobral promoveu diversos eventos em alusão à data. Um piquenique na Praça do Bosque marcou a abertura das atividades. Já no dia 12, a secretária da Saúde, Mônica Lima, e o secretário adjunto, Ivan Júnior, receberam os usuários da rede na sede da Secretaria.

O Grupo de Trabalho de Arte e Educação Popular da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia promoveu atividades de interação na unidade do CAPS Geral. No dia 14, ginásio poliesportivo foi palco dos Jogos da Saúde Mental e os trabalhos desenvolvidos por usuários foram expostos na Feirinha da Praça do Teatro São João.

Em Sobral, o processo de Reforma Psiquiátrica iniciou em julho de 2000 com a implantação da Rede de Atenção Psicossocial, composta pelos CAPS Geral II -Damião Ximenes Lopes - especializado no tratamento de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes; CAPS Álcool e Drogas – direcionado para o tratamento de pessoas com uso abusivo de álcool e drogas; Serviço Residencial Terapêutico; Unidade de Internação Psiquiátrica (UIPHG) do Hospital Dr. Estevam Ponte, e ambulatório de psiquiatria do Centro de Especialidades Médicas.

Fonte: Blog de Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário