sexta-feira, 22 de maio de 2015

Carlile Lavor explica saída da Secretaria de Saúde


Foram apenas 125 dias como secretário de Saúde do Estado. Uma renúncia sem explicação. Carlile Lavor quebrou o silêncio e revelou os motivos da saída da pasta, nessa quinta-feira, 21, durante reunião da Comissão de Seguridade Social da Assembleia Legislativa, o ex-secretário as motivações que o levaram a pedir exoneração. “Não consegui coordenar as ações da secretaria. A saúde é um sistema imenso. E a coordenação é essencial. O que senti nestes quatro meses, de fato, foi isso. Não consegui um consenso para levar as ações da Secretaria numa determinada linha. Grande parte dos colegas, principalmente em Fortaleza, acredita que a solução é mais hospitais, e eu não concordo. Acredito numa atuação mais ampla, descentralizada. Esse consenso, eu não consegui dentro da secretaria”.

Carlile é a favor do fortalecimento dos hospitais filantrópicos. Segundo ele, o custo operacional é menor do que os hospitais públicos . “O custo dos hospitais públicos geridos pelo ISGH é muito mais alto que o dos filantrópicos, por isso, defendo que eles sejam mais beneficiados e recebam mais estímulos do Governo do Estado”.

O ex-secretário destacou ainda que é preciso que os repasses para a área da saúde aumentem. “A maioria dos acordos firmados entre o Estado e a União foi apenas verbal, intermediado pelo Ministério da Saúde, sem nenhuma oficialização formal. O ministro da Saúde, Artur Chioro sempre deixa claro que está cumprindo o que está escrito em portarias”.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário