segunda-feira, 18 de maio de 2015

EUA devolvem fósseis de peixes de 115 milhões de anos


Fósseis de peixes devolvidos ao Brasil pelo FBI; idade varia de 95 a 115 milhões de anos, segundo estimativas
 (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)


A Polícia Federal apura a possibilidade de contrabando no envio de três fósseis de peixes marinhos da Bacia do Araripe – unidade geológica entre os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco – aos Estados Unidos. As peças foram confiscadas pela polícia norte-americana durante investigação e enviadas pelo FBI à superintendência da PF em Brasília há dois meses. A estimativa é de que os animais tenham vivido entre 115 milhões e 95 milhões de anos atrás.

Os itens foram submetidos a exames laboratoriais e morfológicos tanto nos EUA quando no Brasil, por meio do Departamento Nacional de Produção Mineral, para comprovar a origem. Os fósseis pertencem a duas espécies, Rhacolepis buccalis Agassiz 1841 (o menor) e Vinctifer comptoni Agassiz 1841 (os maiores). As espécies são, segundo a polícia, umas das mais abundantes registradas na região. Ambas eram predadoras de pequenos peixes. No caso da menor, pesquisas indicam que ela também se alimentava de invertebrados.

De acordo com o delegado Carlos André Gastão, a conservação das peças é um dos fatores que mais chamou a atenção. A característica contribui para a suspeita de que elas tenham sido vendidas por meio do mercado negro, onde custam em média US$ 2 mil.

A extração e posterior comercialização desses itens é crime, já que desde 1942 fósseis são considerados patrimônios da União. Gastão afirma que a corporação apura se o possível contrabando das peças pode estar relacionado a outras atividades do tipo na Bacia do Araripe, no Ceará, que também são investigadas.

Fonte: Blog do Edilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário