sexta-feira, 15 de maio de 2015

Projeto Mapa Cultural do Ceará será lançado no 3º Encontrão Hacker


Depois de lançado o projeto Mapeamento Cultural do Ceará, na última quinta-feira, 14,uma ferramenta com proposta semelhante será apresentada ao público neste sábado, 16, a partir das 20h, no Estoril, dentro da programação do 3º Encontrão Hacker.

Trata-se do projeto Mapa Cultural do Ceará, que também tem como objetivo reunir informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais por meio de uma ferramenta colaborativa, fornecendo ao poder público uma radiografia da área de cultura e ao cidadão um mapa de espaços e eventos culturais da cidade.

Diferente do projeto Mapeamento Cultural, no entanto, realizado a partir de uma parceria da Secult com a Petrobras, este outro software, desenvolvido com o apoio do Instituto Tim, vai além do mapeamento tradicional e agrega ferramentas de gestão, possibilitando uma maior interação com a sociedade civil.

As discussões para criação da plataforma tiveram início em 2013, quando agentes de vários países da América Latina e do Brasil se reuniram para debater a elaboração de uma ferramenta de mapeamento de iniciativas culturais e gestão cultural. Dessa iniciativa surgiu Mapas Culturais, um software livre que permite o aprimoramento da gestão cultural dos municípios e estados, podendo ser adotado gratuitamente.

O Ceará é o segundo estado brasileiro a implementar a ferramenta para gestão pública da cultura. Anteriormente, o projeto foi implantado no estado do Rio Grande do Sul e nas cidades de São Paulo (SP), Sobral (CE) e São José dos Campos (SP).

Mais informações
Lançamento da plataforma de gestão cultural e mapeamento colaborativo Ceará Cultura, no 3º Encontrão Hacker. Neste sábado, 16, no Estoril, a partir das 20h

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário