O núncio apostólico, dom Giovanni D'Aniello, representante oficial do papa Francisco no Brasil, esteve, durante o último fim de semana, visitando as cidades de Tianguá e São Benedito, na Serra da Ibiapaba, norte do Ceará a 318 Km de Fortaleza. Na ocasião, celebrou o Rito da Dedicação da Igreja do Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande e a Consagração Solene do seu Altar. Entre a celebração na Diocese de Tianguá e dedicação do Santuário, aproximadamente cinco mil pessoas acompanharam o Núncio em sua visita à Serra Grande.
Cerca de 50 padres, 20 bispos, prefeitos de toda a região e o governador do Estado, Camilo Santana, compareceram ontem à missa no Santuário, que tem capacidade para duas mil pessoas e teve, além de seu espaço interno, lotação em seus arredores. Dom Giovanni agradeceu o carinho dos fiéis e pediu desculpas pela demora em vir. Segundo ele, a visita deveria ter ocorrido ano passado, mas apenas agora surgiu o momento oportuno. Católicos de outros Estados, como Maranhão e Piauí, também compareceram.
A aposentada Maria Lourdes Feijó foi uma das que, entre chuva e sol, compareceu à Dedicação do Santuário. Mesmo não sendo devota, ela classificou a ocasião como "única". "Ver nosso santuário sendo reconhecido assim, por alguém do Vaticano, é muita emoção. Espero que ele leve uma boa impressão da gente", afirmou.
Do Piauí veio a funcionária pública Lucia Peixoto, devota de Nossa Senhora de Fátima e que já tinha visitado o Santuário no último dia 13. "Tirei uma semana de folga, aproveitei o evento. Há alguns anos fiz promessa para Nossa Senhora de Fátima e todo dia 13 dedico a ela. Essa foi a primeira ocasião que pude visitar o santuário e saio daqui com a alma renovada", afirmou. Do Piauí também veio o padre Raimundo Duarte, que enfrentou três horas de viagem para chegar a São Benedito. "Vim, assim como outros padres do meu Estado, a convite de dom Javier Hernández, e também por nutrir um carinho muito grande por Fátima. Esse reconhecimento é um marco para o Ceará e sua Igreja".
Mas nem só os devotos de Nossa Senhora de Fátima compareceram. Do maranhão, o ambulante Carlos Soares não perdeu a oportunidade de vender. Não fitinhas ou terços, mas bonecas de pano com personagens do programa "Chaves". "Sempre tem crianças nesses eventos e foi assim que comecei a querer vir. Vi que a Diocese da minha cidade traria um ônibus, além de outros movimentos, e acompanhei minha esposa, a verdadeira devota, para tentar levar um extra para casa", confessou.
O Santuário está prestes a completar dez anos e atrai, por mês, uma média de 60 mil pessoas. Todos os dias 13, independentemente do mês, são realizadas seis missas seguidas. No mês de maio, além das missas, é realizada a Novena.
De acordo com o gerente administrativo do local, João Carlos, a Dedicação é uma virada na página da história do maior santuário mariano do Nordeste. Após a Dedicação, foi assinada a ordem de serviço para a pavimentação do acesso, pela Prefeitura. A obra deve começar hoje e tem prazo de 180 dias.
Fonte: DN


Nenhum comentário:
Postar um comentário