Apesar da crise econômica, o setor de floricultura do Ceará segue em franco crescimento no Estado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), de 2013 para 2014, aumentou em 11% seu faturamento, passando de R$ 141,125 milhões para R$156,933 milhões. O resultado coloca o mercado cearense como o oitavo no Brasil, em valores comercializados.
Esse desempenho deve ser potencializado em virtude da comemoração do Dia das Mães, uma vez que as flores representam 7,3% das intenções de compra do fortalezense, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE). Em busca de maior variedade e melhores preços, muitos consumidores apostam nas feiras temáticas, comuns neste período. Uma delas é a tradicional Feira Flor e Artesanato Dia das Mães, que chega a sua 31ª edição este ano.
O Coordenador do Setor de Floricultura do Instituto Agropolos do Ceará, Alexandre Maia, destaca que, para os produtores, a feira representa uma importante oportunidade de divulgação de produtos e de fechamento de parcerias. “A feira estimula o consumo, pois o produtor realiza negócios diretamente com o consumidor final, sem a necessidade de atravessadores. Isso barateia o custo dos produtos e ajuda a divulgar ainda mais o produto ‘flor’ junto à população”, afirma Alexandre.
Ainda segundo o coordenador do Agropolos, atualmente, destacam-se no mercado cearense a produção de rosas, na região da Ibiapaba, e de Crisântemos, tanto na serra de Ibiapaba como na região serrana do Maciço de Baturité. “O cultivo de flores e folhagens tropicais, forte no Maciço de Baturité, também é muito importante para o Ceará”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Ceará
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário