Homenageada da noite de abertura, a atriz Leandra Leal recebeu o troféu Eusélio Oliveira das mãos da mãe, a atriz Ângela Leal
Sem disfarçar o orgulho de ver a filha Leandra Leal como homenageada da noite, a atriz carioca Ângela Leal ocupava a primeira fila de cadeiras do Cineteatro São Luiz, lotado para a abertura da 25ª edição do Cine Ceará. “Acho bonito um festival como esse homenagear no primeiro dia uma jovem e no último dia o experiente (diretor) Cacá Diegues” afirmou, aproveitando para parabenizar o evento: “Chegar a 25 anos é sinônimo de persistência e seriedade”.
Além de evidenciar a atriz de 32 anos, que recebeu o troféu Eusélio Oliveira, a primeira noite do festival foi marcada pela exibição do longa-metragem chileno O Clube, que discute a pedofilia dentro da Igreja Católica. “O cinema tem a função imprescindível de abordar temas importantes para a sociedade, principalmente os que são ocultados”, pontuou o ator Alejandro Goic, destacando a “alegria” de poder exibir o filme em “evento tão importante para a América Latina”.
O Festival Ibero-Americano de Cinema destaca, este ano, o novo cinema espanhol e terá mostra especial com produções do país europeu. Além disso, terá a mostra competitiva de longas e curtas-metragens e prêmio especial para a produção cearense.
“É muito estimulante ver o público tão instigado com o Cine Ceará. Isso nos leva a produzir mais”, celebrou Miqueias Moura Mesquita, realizador de audiovisual cearense.
De volta à Casa
O aposentado Francisco Holanda, 59, acompanhou a programação do Cine Ceará pela primeira vez. “Não podia perder a oportunidade de conferir como ficou o São Luiz depois de reformado”, disse, afirmando esperar “ansiosamente” desde 2010, quando o espaço foi fechado.
O equipamento público, que sediou o festival de 1995 a 2010, voltou este ano a ser a casa do evento. “Não podia acontecer nada melhor para a cultura cearense do que, no momento em que reabrimos o São Luiz ao público, recebermos a 25º edição do Cine Ceará. E, partir de julho, o espaço receberá uma ampla e diversa programação”, afirmou Guilherme Sampaio, titular da Secretaria da Cultura do Estado.
PROGRAMAÇÃO
Mostra competitiva Ibero-americana de longa -metragem:
Sexta, 19/06
Loreak (Jon Gareano e José Mari Goenaga - Espanha)
Jauja (Lisandro Alonso- Argentina)
Sábado, 20/06
A obra do Século (Carlos Machado Quintela - Cuba)
Real Beleza (Jorge Furtado - Brasil)
Domingo, 21/06
NN (Hector Gálvez - Peru)
Cordilheiras no Mar: a Fúria do Fogo Bárbaro (Geneton Moraes Neto - Brasil)
Segunda, 22/06
Cavalo Dinheiro ( Pedro Costa - Portugal)
Multimídia
Confira programação completa do 25º Cine Ceará em www.cineceara.com
Veja galeria de fotos da noite de abertura em: www.opovo.com.br
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário