O Mapeamento Cultural do Ceará, projeto apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado, passou nesta quinta, 16/7, por Viçosa do Ceará, mais uma cidade a receber a caravana de sensibilização para a importância do grande trabalho de levantamento de informações sobre a cultura e a arte de nosso Estado. Em Viçosa a equipe do mapeamento realizou reuniões com a comunidade, convidando todos a participar ativamente do processo de pesquisa e cadastro de todas as atividades e expressões culturais da região. O assessor de articulação institucional da Secult, Renato Remígio, participou das atividades em Viçosa.
Debates com gestores, artistas, produtores e articuladores foram realizados durante o dia, além de apresentações artísticas a partir das 19h, na Praça do Cupido. As belezas de Viçosa, cidade que se destaca pelo cuidado com o patrimônio, pelo destaque para a história, pela produção musical e pela gastronomia, pela conjunção entre cultura e turismo, foram cenário para a caravana, cuja programação artística contou com apresentação junina e aplausos ao talento de jovens músicos da cidade.
Na breve solenidade no começo da noite, Renato Remígio, assessor de articulação institucional da Secult, Leandro Guimarães, coordenador do Mapeamento, e Margarida Lopes, secretária de Cultura de Viçosa, destacaram à população a importância do mapeamento e reforçaram o convite a participar.
Já a reunião de sensibilização, realizada à tarde, no Teatro Pedro II, teve o objetivo de transmitir o conceito e as ações do Mapeamento, que retornará a Viçosa em breve, com uma equipe de levantamento de informações. A importância do envolvimento de todos, respondendo os questionários da equipe e também preenchendo o cadastro disponível online, foi destacada por Leandro Guimarães, coordenador geral do Mapeamento.
Os secretários de Cultura de Viçosa do Ceará, Margarida Lopes, e de Ibiapina, Francivaldo Romão, participaram da atividade, que também contou com equipe da Secult, informando novidades sobre a política cultural do Estado e as ações da Secretaria.
Mais sobre o Mapeamento
O Mapeamento Cultural do Ceará vai alcançar os 184 municípios cearenses, para identificar artistas, produtores culturais, articuladores, gestores, instituições e produtos culturais. Para esse levantamento, serão utilizadas diferentes metodologias, técnicas e ações. Em todos os municípios haverá mobilização e divulgação das atividades, para que as comunidades participem de forma ativa e será aplicada a pesquisa (coleta, análise, validação e divulgação dos resultados). O resultado deste trabalho no Ceará terá apresentação pública nas 14 macrorregiões culturais do Estado e será disponibilizado com livre acesso em um portal na Internet que será criado com essa finalidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secult

Nenhum comentário:
Postar um comentário