A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realiza, nesta quinta-feira (20/8), audiência pública para debater o PL 1738/2011, que institui a Política Nacional de Vacinação contra a Leishmaniose animal. A audiência é de iniciativa do deputado federal Odorico Monteiro (PT-CE).
De acordo com o deputado Odorico, a audiência vai aprofundar o debate sobre a Política Nacional, que tem a finalidade de prevenir e controlar a doença.
“A Leishmaniose é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das seis maiores epidemias de origem parasitária do mundo. Na América Latina, por exemplo, a zoonose existe em 12 países, sendo que 90% dos casos ocorrem no Brasil”, disse o parlamentar, ao destacar a importância do tema para a saúde pública brasileira.
A doença, transmitida pela picada do mosquito-palha infectado, afeta principalmente cães, mas também pode ser verificada em humanos. Estima-se que para cada caso em humanos, há uma média de 200 cães infectados. No Brasil, os cães comprovadamente acometidos pela zoonose são encaminhados à eutanásia.
Estão convidados para debater o assunto, o coordenador Geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Renato Vieira Alves; Ana Paula Fernandes, da Faculdade de Farmácia da Univerisidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Gustavo Adolfo Sierra Romero, médico e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade de Brasília (UNB).
Participam, ainda, Vitor Márcio Ribeiro, médico veterinário e professor de doenças infecciosas e parasitárias de cães e gatos, clínica médica e extensão da Escola de Veterinária da PUC-Minas; e Aloizio Folqueto, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Fonte: Assessoria do Deputado Federal Odorico Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário