O Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE/MS), publicou na sexta-feira, 21 de agosto, o resultado do Chamamento Público do Edital Nº 01- SCTIE/MS, de 28 de maio de 2015, para a realização de pesquisas em 23 linhas temáticas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos projetos, dentre os 22 contemplados, foi da UVA. Ao todo foram 45 propostas aprovadas que serão financiadas para subsidiar a formulação de políticas, programas, ações e serviços de saúde, com investimento total do MS no valor de R$ 23,5 milhões.
O Projeto “Maturidade dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) frente ao controle clínico da hipertensão e diabetes”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Socorro Dias, do Curso de Enfermagem, envolve alunos do Programa de Iniciação Científica e do Mestrado em Saúde da Família da UVA.
O projeto será multicêntrico, desenvolvido com a participação de docentes e pesquisadores vinculados às Universidades Federais do Ceará (campus de Sobral); Maranhão; Piauí; Paraíba; Universidade de São Paulo; Hospital Israelita Albert Einstein e Escola de Saúde da Família Visconde Sabóia, em Sobral. “Apesar de contar com a parceria de outras Instituições, o Projeto tem a UVA como Instituição coordenadora”, explica Socorro Dias que também destaca a importância da aprovação do MS. “Na UVA já podemos assumir o protagonismo em parcerias para pesquisas, como essa e a aprovação em seleções nacionais impulsiona a pesquisa na Universidade, mesmo com as dificuldades que temos e a hegemonia dos grandes centros”, afirma.
O Projeto terá a gestão financeira do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA (IADE) com o início dos trabalhos previsto para outubro. “Estamos na fase de firmar o convênio com o Ministério da saúde para o repasse financeiro dos R$ 380.533,15 destinados à execução das atividades”, explica a professora Socorro Dias.
Foram submetidas para o Edital Nº 01- SCTIE/MS, um total de 662 propostas em várias linhas de pesquisa, e contempladas mais de 30 instituições públicas e privadas, de 11 estados, de todas as regiões do país. Outros 85 projetos apresentaram reconhecido mérito científico, segundo o Ministério da Saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário