A escola Porto Iracema das Artes, através do Programa de Formação Básica, oferta quatro cursos para os Programas de Artes Visuais e Multimídia e o de Audiovisual e Música. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27 de outubro, através do site www.portoiracemadasartes.org.br.
As atividades, que acontecem ao longo dos meses de novembro e dezembro, abordam temas e práticas centrais para o campo das artes na atualidade: corpo e criação artística, arte e tecnologia e o entrecruzamento nas práticas artísticas. O processo seletivo acontece de 28 a 30 de novembro. São 25 vagas para cada curso e os interessados precisam ser maiores de 16 anos e ter ensino fundamental completo.
No Programa de Artes Visuais e Multimídia, haverá o curso Percurso: Arte Urbana, que será ministrado pelos artistas visuais Emol e Marcos Martins. Serão dois módulos: Arte de rua: da escrita à imagem, de 4 a 25/11, e Poéticas Urbanas: Performances e Intervenções na paisagem e no corpo, de 27/11 a 18/12. A formação acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 17h30. Alternando teoria e prática, as aulas abordarão técnicas de pintura mural, processos de expansão do campo escultórico, desenvolvimento dos diversos estilos de escrita do graffiti, além de colocar em discussão alguns temas relacionados a este universo. Propõem também uma experiência criativa a partir da vivência na cidade de Fortaleza, abordando as relações do corpo com o espaço urbano para gerar um trabalho artístico.
Já no Programa de Audiovisual e Música, serão ofertados três cursos: Percurso: Finalização, Trilha sonora e Análise Fílmica. O Percurso: Finalização será composto por dois módulos práticos, que serão realizados de 9/11 a 18/12, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, com o cineasta Rui Ferreira. O módulo de Finalização Videoclipe terá experiência com as plataformas específicas e os softwares adaptados para o trabalho de finalização de uma narrativa audiovisual. Já no segundo módulo, Finalização Ficção, será exibido o curta-metragem “Entre a pele e o abismo”, onde haverá a discussão do processo de finalização, com ênfase na correção de cor e no desenho sonoro. Para se inscrever, é preciso ter conhecimentos básicos de edição.
Ministrado pelo músico Hérlon Robson, o curso Trilha Sonora aborda os elementos da criação sonora para audiovisual, a narrativa e as relações entre imagem e som, incluindo exercícios práticos de criação e execução de sons e de músicas autoriais para vídeos. O curso acontece de 9 a 30/11, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h. É pré-requisito que o interessado tenha conhecimento básico em música ou no uso de algum instrumento musical.
O curso Análise Fílmica será ministrado pelo cineasta Samuel Brasileiro de 9/11 a 4/12, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h. Será uma conversa sobre a construção imagética no cinema, passeando pelo cinema clássico, moderno e contemporâneo, que propõe uma discussão sobre questões relacionadas ao audiovisual. A partir disso, será feito um exercício prático de construção de uma cena.
A seleção é realizada por uma comissão composta por: coordenador de formação, coordenadores de área e dois convidados externos à instituição. O processo seletivo é formado por duas etapas: a primeira envolve a análise dos dados da ficha de inscrição e a segunda é uma entrevista, onde serão avaliados aspectos como grau de interesse, disponibilidade, atuação do candidato na área de interesse e percepção do curso como oportunidade de ampliar o conhecimento.
SERVIÇO:
Inscrições Cursos Básicos – Programa de Formação Básica
Até 27 de outubro, no site www.portoiracemadasartes.org.br
Período dos cursos: 4 de novembro a 12 de dezembro
Onde: Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Mais informações: (85) 3219-5842
Gratuito
Você pode realizar as inscrições através dos links abaixo de acordo com o curso desejado:
Percurso: Arte Urbana (Inscrições aqui)
Percurso: Finalização (Inscrições aqui)
Percurso: Trilha sonora (Inscrições aqui)
Percurso: Análise Fílmica (Inscrições aqui)
Fonte: Site do Porto Iracema das Artes
Nenhum comentário:
Postar um comentário