segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Cuidados com o mosquito Aedes aegypti devem ser triplicados


Os cuidados com o mosquito Aedes aegypti precisam ser intensificados para a sua saúde e de toda a comunidade, com vigilância diária sobre tudo que pode acumular água. Ele é o transmissor da dengue, febre Chikungunya e febre Zika. O vírus Zika, segundo o Ministério da Saúde confirmou no último sábado, 28, tem relação com a microcefalia, ocorrência de crânio pequeno, diagnosticada em recém-nascidos ou durante a gestação. Este ano, no Ceará há 16 casos notificados de microcefalia. Em Estados vizinhos, como Pernambuco, há 487 casos em investigação, conforme boletim divulgado pelo Ministério da Saúde no último dia 21. 

As dicas e lições de prevenção para não deixar o mosquito Aedes aegypti nascer são antigas, velhas conhecidas de todos nós, mas precisam ser dever de casa, feito como sem falta na rotina da limpeza de casas e quintais. É preciso eliminar os riscos de criação do mosquito. Primeira dica: verificar a caixa d` água para que fique bem lavada e vedada. Segunda dica: fazer uma varredura no quintal, acabando com o lixo cheio de latas e tampas de garrafas que acumulam gotas de água e servem de criadouros do Aedes aegypti. Terceira dica: colocar o lixo dentro de sacos, amarrar bem e levar às calçadas somente nos dias da coleta.

Quarta e importante dica: nunca jogar lixo nas ruas. O copo descartável que fica bolando nas ruas pode virar um criadouro de mosquitos. O melhor é evitar que os ovos sejam postos, se transformem em larvas e em pulpas e depois virem mosquitos adultos, voando por aí e ameaçando a saúde da população. Essa reprodução do ovo até o mosquito adulto ocorre muito rápido. No Nordeste, pelas condições climáticas, com altas temperaturas, ocorre de sete a 9 dias. Então, o melhor é cuidar, com hábitos simples de limpeza e cidadania. Aproveite para mobilizar e conscientizar os vizinhos sobre a importância de conter o Aedes aegypti.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário