Representantes da Célula de Educação Fiscal e Responsabilidade Socioambiental (CEDUF) da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ) estiveram nesta segunda-feira, 16 de outubro de 2015, na Universidade Estadual Vale do Acaraú, para orientação sobre o processo de implantação da nova sistemática de arrecadação de receitas próprias dos órgãos da administração estadual, por meio de Documento de Arrecadação Estadual (DAE), conforme a Lei Nº 15.838 - SEFAZ.
Durante a manhã o encontro foi com funcionários do Departamento Financeiro (DEFIN) e do Núcleo de Tecnologia da Informação da UVA (NTI). “A UVA encontra-se bastante avançada na adequação e ressalto a competência dos dois setores da Universidade nesse processo”, disse Agemiro Torres Neto, Coordenado do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF).
No período da tarde o grupo esteve reunido com o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho e Diretores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Centro de Filosofia, Letras e Educação (CENFLE) e, também, com coordenadores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia para a divulgação do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF). “Falamos sobre a possibilidade de implantação do NAF aqui na UVA para atendimento à comunidade acadêmica e à população em geral, a exemplo do trabalho feito no Núcleo de Prática Jurídica da UVA (NPJ)”, explica o Reitor Fabainno Cavalcante.
De acordo Agemiro Neto, a parceria com a UVA, por meio de cooperação técnica com a SEFAZ, para a implantação do NAF na Universidade permitiria a “participação de estudantes que, em parceria com os fiscos municipal, estadual e federal e, ainda, com o Conselho Regional de Contabilidade, trabalhariam na orientação de contadores e no atendimento à comunidade acadêmica e ao público em geral”. Ainda de acordo com Agemiro Neto, a implantação do NAF incentivaria também o envolvimento dos estudantes em pesquisas na área. “A partir do Núcleo podem surgir grupos de estudo para conhecimentos de matérias tributárias e finanças públicas”, explica Agemiro.
A última atividade do dia foi uma palestra no Auditório Central, no campus da Betânia, aberta a estudantes, professores e demais interessados, como tema “Cidadania Fiscal como alternativa para a crise financeira”. A palestra foi proferida pelo Coordenado do Programa de Educação Fiscal do Ceará, Agemiro Torres Neto, e o Auditor Fiscal da SEFAZ, Alexandre Cialdini.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário