O rosto de Santa Paulina, reconstituído em imagem tridimensional (3D), foi apresentado em São Paulo, no dia 13 de dezembro de 2015, durante missa que celebrou os 150 anos da religiosa, canonizada em 19 de maio de 2002, pelo Papa João Paulo II, passando a chamar-se Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
A iniciativa da reconstituição partiu do Professor do Curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), José Luís Lira e teve a participação do designer Cícero Morais, de Mato Grosso, que havia feito anteriormente a reconstituição do rosto de Santo Antônio.
A reconstituição foi feita a partir de 120 fotos feitas do crânio da religiosa, com autorização das religiosas da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. O Jornal Correio Popular, de Campinas, explica a tecnologia utilizada. “As imagens fotográficas feitas por Cícero foram levadas ao computador e um algorítmo tratou de cruzar os registros. Isso resultou na formação de uma nuvem de pontos com o volume do crânio. A tecnologia ajudou a colocar, em cima desse ‘rosto virtual’ os tecidos moles, como músculos e pele. ‘Convertemos esses pontos em uma malha 3D com superfície e com isso o pessoal do CTI conseguiu fazer a impressão 3D de Madre Paulina’”, diz a matéria. “Embora existam fotos, elas não representam muito bem Madre Paulina, porque são imagens feitas a partir de negativos pintados, como era comum naquele período”, explica Moraes ao Correio Popular.
De acordo com o Professor Lira, as fotografias existentes retratam uma imagem diferente da descrita pelas irmãs do convento em Bragança Paulista, que conheceram Madre Paulina, falecida em 1942. “A descrição que temos dela, em vida, é a de uma pessoa alegre e sorridente”, diz Lira.
O trabalho resultou em dois bustos, entregues à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, no convento onde estão os restos mortais de Santa Paulina, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. No dia 20 de dezembro, o segundo busto, foi entregue ao Santuário Santa Paulina, na cidade de Nova Trento, em Santa Catarina, onde Santa Paulina passou a maior parte de sua vida de religiosa.
A reconstituição do rosto de Santa Paulina foi notícia em jornais da Itália e Alemanha, “onde fui citado como Professor da UVA, o que me deixou muito feliz”, afirma o Professor José Luís Lira.
Veja abaixo, os links das notícias:
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário