terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Livro de cearense analisa o papel da educação como uma experiência positiva na prisão



Publicado pela Paco Editorial (SP), o livro “Primeira Escola de Educação em Prisões do Estado do Ceará: reflexões sobre a avaliação da aprendizagem”, de autoria da cearense Carla Poennia Gadelha Soares, vem ganhando notoriedade na academia pela qualidade das reflexões suscitadas sobre a educação desenvolvida no cárcere.

A obra analisa o papel da educação como uma experiência positiva na vida da pessoa privada de liberdade, destacando o potencial da escola no interior das prisões. O estudo teve como palco as salas de aulas do Ensino Médio da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, primeira escola do estado do Ceará designada para atender exclusivamente à demanda de educação nos estabelecimentos penais da Região Metropolitana de Fortaleza.

A pesquisa, iniciada em 2013 e concluída em março de 2015, deu voz às alunas encarceradas no Presídio Feminino (Aquiraz), aos professores e aos membros do núcleo gestor da mencionada escola. Os depoimentos marcam o leitor pela profundidade das reflexões sobre a importância da educação realizada num espaço marcado pela punição e pelo ódio, como é caso do cárcere.

Na capa do livro, o leitor é surpreendido pela luz de várias estrelas que se destacam em meio à escuridão. A esse respeito, a autora Poennia Gadelha explica: “Na vida, tendemos a reduzir o mundo às nossas frágeis percepções. A pesquisa, no entanto, tem a capacidade de nos ajudar a desvendar realidades jamais imaginadas. Esse trabalho representou para mim a descoberta de lindas estrelas – metáfora para as detentas –, que carregam brilho próprio; que, dependendo da claridade de sua luz, aparecem e desaparecem na escuridão do céu; que aparentam estar presas no mesmo lugar; que se apresentam pequenas diante de nós, mas que são de uma imensidão surpreendente. As estrelas que descobrimos durante a pesquisa são semelhantes às evidenciadas no estudo de Galileu, pois elas são invisíveis para grande parte da sociedade. Para enxergá-las, é necessário que estejamos livres de preconceitos e munidos de uma vontade solidária de acolher”.

Sobre a autora
Carla Poennia Gadelha Soares é doutoranda em Educação Brasileira pela Universida¬de Federal do Ceará. Membro da Comissão de Remição de Pena pela Leitura nos Estabelecimentos Penais do Estado do Ceará. Professora efetiva da rede estadual de ensino do Ceará. Atualmente é coordenadora da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, pri¬meira escola de educação em prisões do Estado do Ceará. Tem experiência na área de educação, com ênfase em avaliação da aprendizagem em espaços priva¬tivos de liberdade.

Serviço
Título: Primeira Escola de Educação em Prisões do Estado do Ceará: reflexões sobre a avaliação da aprendizagem
Autora: Carla Poennia Gadelha Soares
Editora: Paco Editorial (272 págs.)
Ano de publicação: 2016
Preço: R$ 43,90 (Promoção de Lançamento: R$ 21,95)
Onde comprar: www.pacolivros.com.br
Mais informações: poenniasoares@gmail.com

Fonte: Agência da Boa Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário