segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Seminário “Juntos Somos Um” estimula cultura de paz na periferia de Fortaleza


Acontece no dia 5 de março, no CUCA Jangurussu, em Fortaleza, o Seminário “Juntos Somos Um”, promovido pela Rede Fala Favela e pela Fundação Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema). A programação começa, às 8 horas, com palestra e performance de jovens artistas e lideranças da periferia fortalezense. Na lista de convidados, DJ Doido e Fuzzy, dois dos idealizadores do Fala Favela, e a nova geração de artistas do rap e do break.


O seminário vai dar início as atividades ampliadas da rede em 2016. Com a proposta de discutir e promover a Cultura de Paz e Tolerância na periferia de Fortaleza e promover o empoderamento feminino, o evento possibilitará, através de especialistas na realidade da favela, apontar formas inovadoras de lidar com a violência na capital.


A rede de jovens está produzindo um livro e um documentário sobre as experiências de vida da juventude e que tipo de cidade ela quer. As escritoras, poetisas, rappers, terão destaque. O grupo vai falar de ecologia, arte, cultura e comunicação. O Hip Hop (expressão do grafite, raps e dj), a poesia, a música, o cinema e vídeo, as novas mídias são instrumentos utilizados por eles para impactar a juventude e aprofundar a reflexão sobre o que esses jovens podem oferecer para sua própria comunidade, em um exercício explícito de cidadania.

Saiba mais
O Fala Favela é uma iniciativa genuína e criativa. O movimento diverso, de jovem para jovem, quer que a juventude tome a palavra e passe a ter vez e voz produzindo cultura, arte e consciência ecológica através de atividades nas ruas, primordialmente, e também nos espaços institucionais.

A orientação para o desenvolvimento das conexões socais e culturais são a ecologia social e a cultura de tolerância, referências para a construção de novos conceitos de estética, onde o povo e a juventude da periferia tenham a imagem e a história respeitadas.

O projeto “Fala Favela” em sua primeira etapa (1998-2006), apoiado pelo Ministério da Cultura, buscou contribuir para a democratização e o acesso aos meios de comunicação, produção e difusão cultural na comunidade da Favela das Quadras, no seu entorno e em outros bairros da periferia de Fortaleza.

O projeto teve como ponto focal a Casa de Cultura Popular “Fala Favela” que era espaço de difusão e promoção da cultura local, regional e universal. A ideia da Casa era incentivar os jovens a tomarem a palavra, produzindo cultura e arte através do hip hop (expressão da grafite, rappers e DJs), do teatro, do cinema, do vídeo, da música, da fotografia e de uma televisão participativa.

O Fala Favela trabalhou, ainda, na prevenção de DSTs e AIDS e em suas atividades distribuía preservativos com prévia orientação. Nas atividades do projeto, as mulheres se destacaram. Foi significativo o número de meninas que se integraram ao projeto.

Inscrições
As vagas são limitadas e prioritárias para jovens na faixa etária entre 12 e 29 anos.

Serviço
Seminário Juntos Somos Um
Data: 5 de março de 2016.
Horário: Das 8 às 18 horas.
Local: CUCA Jangurussu
Email: redefalafavela@gmail.com

Fonte: Agência da Boa Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário