terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Você pode quebrar seu iPhone simplesmente dizendo que hoje é dia 1/1/1970


Aconteça o que acontecer, não mude a data do seu iPhone para o dia primeiro de janeiro de 1970. Não importa o tamanho da sua vontade de se sentir parte do ano que nos trouxe Os Aristogatas e Let it Be. Se você fizer isso, o seu aparelho vai parar de funcionar. E, pior ainda, por enquanto isso não tem conserto.

Ainda não se sabe exatamente por que razão mudar a data do celular transforma o aparelho em peso de papel, mas há uma teoria: uma das formas mais recorrentes para o cálculo de datas em gadgets é o Unix Time, um cálculo que simplesmente vai somando segundo em segundo a partir da chamada "data fundamental" até chegar no dia de hoje - assim, o aparelho consegue determinar o tempo preciso que se passou, ajustar fuso horários e etc -. Agora, adivinha qual é a tal da data que serve de base para tudo isso? Exato: 1/1/1970. Isso significa que o celular não consegue computar nada que aconteceu antes disso. O grande problema rola quando você diz que para o celular que hoje é a data fundamental, mas ele sabe que você ligou para sua mãe ontem às três da tarde. Ele tenta ir para trás do seu tempo zero, e trava inteiro. 

O youtuber Tom Scott produziu um vídeo detalhando o funcionamento do Unix Time, e como isso pode ser a causa da inutilização dos celular. Você pode assisti-lo abaixo, com legendas em português:


Fonte: Superinteressante 

Nenhum comentário:

Postar um comentário