Acadêmica do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Larissa Mota estuda desde o início de 2015 a vulnerabilidade sísmica das edificações históricas de Sobral (CE), de acordo com as características construtivas dos imóveis e dos danos identificados em inspeções técnicas realizadas nas edificações do centro histórico.
Larissa Mota é pesquisadora do Grupo de Estudos em Estruturas e Materiais (GEM) da UVA e bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). A estudante é orientada pela professora Aldecira Gadelha Diógenes, do curso de Engenharia Civil da UVA, e pelo
professor Esequiel Mesquita, pesquisador do Laboratório de Engenharia Sísmica e Estrutural (LESE) do Instituto de I&D em Estruturas e Construções (CONSTRUCT) e doutorando da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em Portugal.
A metodologia utilizada no estudo permite estimar o nível de vulnerabilidade sísmica das principais edificações do centro histórico de Sobral e, assim, possibilita a criação de mapas de vulnerabilidade. “Esta informação espacial pode ser usada como suporte para a gestão do edificado
e no suporte de tomada de decisões a respeito da segurança e potencial intervenção nos edifícios do centro histórico sobralense”, explica Larissa.
A pesquisa conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com a colaboração da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Universidade de Aveiro (UA), por meio dos professores Humberto Varum (FEUP) e Romeu Vicente (UA).
De acordo com o professor Esequiel Mesquita, os estudos relacionados ao patrimônio histórico desenvolvidos na UVA fazem parte de uma linha de pesquisa inserida no início de 2015 no Grupo de Estudos em Estruturas e Materiais. “Para além de serem trabalhos de extrema importância para a preservação do patrimônio histórico sobralense, são estudos de caráter npioneiro no estado do Ceará e ainda contribuem para a internacionalização da pesquisa cearense”, ressalta Esequiel Mesquita.
Demais estudos sobre o Patrimônio Histórico
Além dos estudos que visam à caracterização da vulnerabilidade sísmica desenvolvidos pela bolsista Larissa Mota, natural de Itapipoca (CE), outros alunos do GEM/UVA também estão focados no patrimônio histórico, como António Caio Cavalcante, que estuda os mecanismos de ocorrência de danos nas construções históricas.
Francisco Brandão e David Menezes, estudando os comportamentos estático e dinâmico das construções patrimoniais do centro histórico sobralense, e André Santos, desenvolvendo estudos sobre as caracterizações físico-mecânicas de construções antigas por meio de métodos vibracionais, são exemplos de outros alunos estudiosos da temática.
Fonte: Funcap
Nenhum comentário:
Postar um comentário