Em novo projeto de comunicação estratégica, a HP reuniu 30 pessoas analfabetas no projeto Magic Words, o primeiro livro produzido por quem nunca escreveu. A obra literária promete apresentar em 250 páginas relatos emocionantes e belos. O registro foi feito por meio da nova HP Ink Advantage Ultra 4729, que usa tecnologia de comando de voz para imprimir as histórias.
A comunicação foi realizada em parceria com a AlmapBBDO. As histórias contadas no livro vêm acompanhadas por fotos dos personagens e seus cenários, além de prefácio assinado pelo jornalista Gilberto Dimenstein, diretor do site Catraca Livre.
Um dos capítulos da obra eterniza a história da dona de casa Eunice Santos, de 62 anos, que gosta de bonecas. A paixão pelos brinquedos é tanta que ela não mede esforços para lavá-los. “Tem gente que joga boneca nova com preguiça de lavar. Aí joga e eu chego perto e levo”, conta.
Segundo a HP, os personagens que tomam as páginas do livro são dos lugares mais variados possíveis. São histórias que vêm do sertão e de cidades grandes, como São Paulo. Também de lugares como a "ilha perdida" no oceano Atlântico, bem próxima à Bahia.
“O Brasil tem mais de 13 milhões de analfabetos. Sabemos que o vocabulário dessas pessoas é muito rico. Fomos atrás delas e imprimimos as histórias logo depois de contadas. A ideia foi preservar a cultura que se perderia, que não seria contada nem mesmo para a família deles”, explicou a diretora de criação digital da AlmapBBDO, Luciana Haguiara.
Utilizando a HP Ink Advantage Ultra e o kit de cartuchos de ultra rendimento que acompanha a impressora, foi possível imprimir 4.500 páginas, que foram encadernadas artesanalmente e tornadas livros. Foram produzidas edições para presentear os novos autores, bibliotecas e os centros culturais de suas cidades e vilarejos.
O projeto também está contado no documentário “Magic Words”, dirigido por Leandro HBL, da Bando, que captou a emoção dos personagens-autores em seus contextos reais. A obra literária está disponível para download no hotsite da iniciativa.
Fonte: Portal Comunique-se
Nenhum comentário:
Postar um comentário