terça-feira, 12 de abril de 2016

UFC entre as primeiras do Norte e Nordeste com doutores bolsistas de produtividade



A Universidade Federal do Ceará conseguiu o melhor desempenho, entre as universidades do Norte e Nordeste, na relação de professores doutores e bolsa de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): 18% dos doutores da UFC possuem bolsa de produtividade do CNPq, bem acima da média da região Nordeste, que é de 11,4%. No total, a UFC passou de 253 para 259 bolsas, distribuídas a professores de vários programas de pós-graduação.

As bolsas de produtividade são concedidas anualmente a pesquisadores doutores de todo o País como forma de valorizar aqueles que tiveram maior produção e contribuição científica em suas áreas de conhecimento e participaram da formação de recursos humanos no ano anterior.

Os selecionados são divididos em cinco faixas: 2, 1D, 1C, 1B e 1A – estes últimos, compondo a elite da produção nacional de pesquisa. Os professores de destacado desempenho e que ficam mais de 15 anos ocupando os níveis de 1B e/ou 1A passam a ser classificados na categoria Sênior. A UFC tem quatro professores nessa categoria. Nos últimos anos, o número de bolsas de produtividade tem se mantido fixo e as instituições de ensino concorrem entre si na aprovação dos projetos de pesquisa.

"Essa conquista celebra o mérito de pessoas que se dedicam com seriedade, compromisso institucional e muita competência ao trabalho acadêmico, atraindo, na hora devida, o merecido reconhecimento da comunidade científica nacional", avalia o Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos. "A comprovada qualidade da produção científica desses pesquisadores honra esta Universidade e concorre para consolidar ainda mais nossa posição nos rankings de qualidade", completa.

"A UFC tem avançado continuamente nos indicadores de pesquisa e ter 18% dos professores doutores do seu quadro com bolsa de produtividade do CNPq é um indicador muito sólido dessa conquista", destaca o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes de Souza Filho.

A última avaliação do CNPq deu-se em março deste ano, quando o Conselho analisou parte das bolsas distribuídas. Nesta concessão, os pesquisadores da UFC conseguiram aprovar 86 projetos – seis a mais do que possuíam anteriormente.

O Centro de Ciências foi a unidade que mais conseguiu aprovação na chamada de 2015, com 40% do total, seguido pelo Centro de Tecnologia e pela Faculdade de Medicina (12%, cada um). Em seguida, vem a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem e o Centro de Ciências Agrárias, com 10% das bolsas, cada.

Fonte: UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário