sexta-feira, 20 de maio de 2016

Agricultores de Irauçuba e Massapê participam de Dia de Campo pormovido pela Embrapa de Sobral


Agricultores dos municípios de Irauçuba e Massapê, participaram nesta quarta-feira (18), de Dia de Campo sobre alimentação de rebanhos de ovinos em regiões de caatinga, promovido pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), na fazenda Lagoa Seca, em Cariré (CE). 

Os agricultores tiveram estações onde observaram condições de manejo de crias ovinas (com detalhes sobre uso das instalações, cuidados sanitários, identificação de animais); aspectos sobre a vegetação nativa da caatinga e suas formas de utilização sustentável para alimentação; custos de produção de alimentos, com simulações que mostraram que a aquisição de alimento volumoso fora da propriedade rural pode representar uma despesa aproximadamente quatro vezes maior que o custo para produção deste tipo de alimento na própria propriedade rural.

O encontro também é uma das iniciativas da parceria entre a Embrapa e o Projeto Paulo Freire, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará com recursos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e do governo estadual. 

Os agricultores participantes do Dia de Campo foram selecionados junto às comunidades atendidas pelo projeto que optaram por trabalhar com planos de negócios com foco na caprinocultura e ovinocultura. O projeto, que tem como objetivo reduzir a pobreza rural, por meio do desenvolvimento produtivo sustentável, já atua em 32 municípios cearenses.

Para Rogério Abreu, gerente do escritório regional do Projeto Paulo Freire no território de Sobral,a  parceria com a Embrapa é bem vinda, pois a empresa proporciona oportunidades de capacitação para produtores e técnicos extensionistas e o Projeto, em contrapartida, garante apoio à adoção de tecnologias no meio rural, por meio da assistência técnica. Também participaram do Dia de Campo técnicos da ONG Cetra, que prestam assistências às comunidades rurais em Irauçuba e Massapê.

As apresentações do Dia de Campo foram conduzidas pelo pesquisador Marcos Cláudio Rogério e pelo analista Éden Fernandes, ambos da Embrapa Caprinos e Ovinos; pelo zootecnista e produtor rural Humberto Memória (proprietário da Fazenda Lagoa Seca); pelo professor Alexandre Araújo (Universidade Estadual Vale do Acaraú); pelo zootecnista Ricardo Araújo, doutorando em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará.

Com informações de Adilson Nóbrega | Embrapa Caprinos e Ovinos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário