quinta-feira, 23 de junho de 2016

Uruguaio Clever é o vencedor do 26° Cine Ceará


O uruguaio Clever, dos diretores Federico Borgia e Guilhermo Madeiro, foi eleito o Melhor Filme da Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem do 26° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, encerrado na noite de ontem (22), no Cineteatro São Luiz. O longa leva para casa também o Troféu Mucuripe na categoria de Melhor Trilha Sonora e prêmio em dinheiro no valor de 10 mil dólares.

Três filmes participantes da Competitiva de Longa-Metragem também faturaram o Troféu Mucuripe. Maresia, que chega em setembro aos cinemas, ficou com os prêmios de Melhor Direção para Marcos Guttmann e Melhor Ator para Júlio Andrade; Menino 23 – infâncias perdidas no Brasil, de Belisario Franca, venceu nas categorias de Melhor Montagem e Melhor Roteiro. O longa estreia no dia 7 de julho; o cearense Clarice, ou alguma coisa sobre nós dois, de Petrus Cariry, rendeu a Sabrina Greve o Troféu Mucuripe de Melhor Atriz.

Na premiação de longa, o espanhol Avó (Amama) foi agraciado nas categorias de Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte. E o prêmio de Melhor Som foi concedido ao mexicano Epitáfio, de José Miguel Enriquez e Pablo Fernandez. O júri da Mostra foi composto por Jorge Abello, Dolores Calviño, Fernando Palumbo, Joel Zito Araújo e Tito Ameijeiras.

Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, O teto sobre nós, de Bruno Carboni, ficou com o prêmio de Melhor Curta-Metragem. Os demais agraciados foram: Fotograma, de Luís Henrique Leal e Caio Zatti, como Melhor Roteiro; Índios no poder, de Rodrigo Ararejo, eleito Melhor Diretor; e A festa dos cães, de Leonardo Mouramateus como Melhor Produção Cearense. Participaram do júri da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem: Paolo Palagiano, Carla Siqueira, Francisco Gaspar, Vicente Ferraz e Ticiano Monteiro.


O FESTIVAL
O Cine Ceará é o mais tradicional festival de cinema do Estado, conhecido nacional e internacionalmente, com realização ininterrupta desde 1991. São 26 anos atuando diretamente no fazer cultural do Ceará, instigando a produção local e proporcionando um valioso intercâmbio entre realizadores, produtores e a indústria do cinema no Brasil e em outros países, em especial os latino-americanos e ibéricos.

Realizado de 16 a 22 de junho, o 26° Cine Ceará exibiu mais de 100 filmes. No Cineteatro São Luiz foram projetadas as produções das Mostras Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, Mostra Social O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e as exibições especiais. No Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco foi realizada a Mostra Olhar do Ceará (curtas cearenses) e as Mostras Sociais Melhor Idade e Acessibilidade. Confira o resultado completo da premiação no site do evento (www.cineceara.com/2016).

Na Praça do Ferreira, um telão exibiu todas as noites produções em curta e longa-metragem, tendo como público-alvo a população em situação de rua que frequenta a praça, oportunizando uma maior integração do cinema com esse público. Em alusão ao país homenageado, foi realizada, de 7 a 19, a Mostra de Cinema Mexicano, promovida pela Caixa Cultural Fortaleza, como parte da programação do Cine Ceará.

Na galeria dos homenageados desta edição, o festival concedeu o Troféu Eusélio Oliveira aos atores Chico Diaz e Dira Paes e à cinematografia mexicana, representada pela Embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes.

O 26° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual (Lei Federal de Incentivo à Cultura). Patrocínio Master: Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES e Coelce. Patrocínio Vip: SP Combustíveis. Patrocínio: Indaiá. Apoio institucional: Oi. Apoio cultural: Oi Futuro. O Festival é uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Cine Ceará - Dégagé

Nenhum comentário:

Postar um comentário