A OAB Ceará lança, a partir das 9h desta terça-feira (26/07), campanha de combate ao caixa 2. A solenidade será conduzida pelo presidente Marcelo Mota. A campanha é uma parceria da Ordem cearense com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo uma iniciativa do Conselho Federal, em todo o País. O lançamento ocorre na sede da Seccional (Rua Lívio Barreto, 668) e também nas 15 subseccionais. O objetivo é mobilizar a participação da sociedade civil para auxiliar na fiscalização de candidatos nas eleições.
As denúncias poderão ser feitas pelo 0800.724.2116 disponibilizado pela OAB Ceará, pelo site da OAB-CE que disponibilizará uma página específica para a ação e pelo aplicativo do Conselho Federal. Ressalte-se que qualquer cidadão poderá denunciar casos suspeitos de prática de caixa 2 eleitoral nas eleições deste ano. As informações obtidas serão analisadas e, se consideradas práticas prejudiciais à lisura das eleições, serão encaminhadas à Justiça Eleitoral.
“A corrupção é um dos mais graves problemas do Brasil e precisa ser combatida com veemência. É muito importante que cada cidadão faça a sua parte e contribua com a campanha, denunciando e cobrando as autoridades para que possamos construir uma sociedade melhor”. Voto não tem preço! A sociedade clama por eleições limpas, devemos discutir projetos de governo, reforça o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota.
Também participa da campanha a Comissão Especial de Ética na Política e de Combate à Corrupção Eleitoral. “Nós vivemos um momento de crise ética muito evidente. A união de instituições sérias para o lançamento de uma campanha que busca combater a corrupção que assola o país é fundamental para a manutenção da moral dentro da política”, pondera o presidente da Comissão, Rafael Mota Reis.
Para o coordenador da campanha no Ceará junto à CNBB, advogado Vanilo de Carvalho, a iniciativa busca unir forças entre instituições fortes como a OAB Ceará e a CNBB naquilo que as duas têm em comum, como os valores éticos e de cumprimento da lei, e também o valor de serviço à sociedade. “No que diz respeito a essa ação conjunta, ressaltamos a força moral que a Igreja tem e a sensibilidade de atingir todos os públicos no sentido de dar voz àqueles que não têm voz”, ressalta.
Nesse primeiro momento, devido a uma questão de logística, apenas as paróquias da Arquidiocese de Fortaleza estarão aptas a orientar os cidadãos sobre a ação, sendo estendida para todas as paróquias do Interior do Estado no decorrer da campanha. Até lá, qualquer dúvida para denúncia em todo o Ceará pode ser esclarecida pela 0800 disponibilizado ou na sede da OAB e nas subseções no Interior.
Campanha Nacional e aplicativo
A OAB Nacional lançou aplicativo de combate ao caixa 2 nas campanhas eleitorais. A ferramenta está disponível para os sistemas Android e IOs e permitirá a qualquer cidadão denunciar casos suspeitos nas eleições deste ano. “Todos nós estamos aqui em busca do melhor para o Brasil, e precisamos extirpar definitivamente qualquer forma de corrupção neste país”, afirma o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia. A campanha em redes sociais usará o selo #contraocaixa2.
Clique aqui e baixe o aplicativo.
Serviço:
OAB Ceará lança campanha contra o caixa 2
Local: OAB Ceará (Rua Lívio Barreto, 668) e nas 15 Subsecionais
Horário: 9h
Data: 26 de julho
Fonte: OAB Ceará
Fonte: OAB Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário