segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Documentário relata experiências de estudantes africanos no Ceará


O documentário Do Outro Lado do Atlântico, lançado na quinta-feira (28), no cinema Dragão do Mar, em Fortaleza, aborda o cotidiano dos estudantes africanos que vêm ao Ceará em busca do diploma de nível superior. O longa relata impressões de estudantes de países africanos de língua portuguesa sobre o Ceará.

O preconceito racial, a recepção dos moradores do município de Redenção(Ce), qualidade do ensino na Universidade (Unilab), os encontros e desencontros de cultura, são, algumas das questões abordadas com leveza e profundidade pelos diretores cearenses: o cineasta Márcio Câmara (Rua da escadinha) e a antropóloga Daniellly Éllery (Unilab). O filme fica em cartaz até o dia 3 de agosto.

As filmagens aconteceram nas cidades de Fortaleza, Redenção, Rio de Janeiro e em Cabo Verde, na África. O casal realizou pesquisas com estudantes africanos e, em 2007, lançou o filme "Identidades em Trânsito". O curta trata das experiências de estudantes de Guiné-Bissau e Cabo Verde formados no Brasil.

Danielly afirma que o documentário Do Outro Lado do Atlântico amplia a possibilidade de mostrar a experiência desses alunos, alguns ingressando na faculdade, outros, já formados e contando suas vivências.

Saiba mais
Do Outro Lado do Atlântico foi filmado no Brasil e nas Ilha de Cabo Verde. Recebeu o prêmio de Melhor Documentário II Festival Internacional de Cinema do Plateau (Cabo Verde, 2015). Este ano, a produção foi exibida em festivais de Portugal, Berlin, Estados Unidos e Cuba; no Brasil, no 39º Festival Guarnicê de Cinema (Maranhão) e no 26º Cine Ceará.

Serviço:
Do Outro Lado do Atlântico
Direção: Danielly Ellery e Márcio Câmara
Produção: Allan Deberton
Em exibição no Centro Dragão do Mar
Sala 1 - Duas sessões: 18 e 20h.
De 28/07 à 03/08/2016

Com informações da Assessoria de Imprensa do documentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário