Lançado pela editora Senac Ceará, escrito e organizado por Eduardo Motta, o livro “Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro” reúne registros das criações do mestre do couro de Nova Olinda. Espedito herdou do bisavô a arte de fabricar artesanalmente selas e arreios, que se tornaram conhecidos na cidade como seleiros.
O artesão tirou o sustento da família de sua oficina até que o passar do tempo e o mercado foram exigindo mudanças. Então, inspirado pelo pai, um vaqueiro de Inhamuns, que chegou a produzir sandálias para Lampião, começou a desenvolver um novo modelo de calçado de couro para o sertanejo.
O mestre do couro não ganha este título à toa, pois sabia que era preciso oferecer novidades para conquistar os clientes. Então, uniu as técnicas tradicionais que aprendeu com seu pai a sua criatividade dando vida ao criador que conquistou as grandes marcas de moda do Brasil.
O livro “Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro” possui 248 páginas, projeto gráfico assinado pelo designer cearense Érico Gondim e fotografias de Hélio Filho. O fotógrafo é de Nova Olinda e estudou na Fundação Casa Grande, onde aprofundou seus conhecimentos na cultura e comunicação popular. Hélio tem uma relação de amizade com Espedito desde a infância. Para os registros, ele passou três meses acompanhando o artesão.
As produções do mestre Espedito são a dosagem exata entre a tradição e inovação pelo olhar criativo do artesão que se reinventa em um universo próprio. As produções do mestre estão uma parte da constituição da história do país gravada por vaqueiros e cangaceiros que povoaram o interior do Nordeste.
O livro “Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro” pode ser encontrado na Editora Senac, localizada na Av. Tristão Gonçalves, número 1.245.
Nenhum comentário:
Postar um comentário