Na última quinta-feira (11), o ministro da Educação, Mendonça Filho, e a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, se encontraram para discutir acordos de cooperação entre os dois países para a área da educação. Durante a conversa, foram mencionadas ações para o ensino básico e para o ensino superior.
A embaixadora pediu ao ministro que acelere o andamento de uma parceria assinada em junho de 2015, em Washington, e que tratava de uma cooperação em educação técnica profissionalizante. O objetivo do acordo é aumentar a colaboração entre instituições educacionais dos dois países.
Também foi proposto pelo ministro um novo formato de intercâmbio, voltado para alunos de baixa renda do ensino médio. O objetivo é criar oportunidades para os jovens estudarem um idioma estrangeiro fora do País. “Queremos que os alunos de escolas públicas do Brasil possam estudar inglês nos Estados Unidos por um semestre”, disse Mendonça Filho. A ideia foi bem aceita pela embaixadora.
Hoje, a Embaixada dos Estados Unidos já oferece um programa de intercâmbio internacional para brasileiros chamado Jovens Embaixadores, que seleciona estudantes de baixa renda para passar três semanas nos Estados Unidos. “A sede, o interesse a qualificação dos candidatos é muito maior do que podemos prover sozinhos. Temos apenas 50 vagas e recebemos 16 mil inscrições em 2016. É bonito ver como os jovens crescem como líderes, ganham em autoestima. Essa cooperação acaba com preconceitos de todos os lados”, comentou a embaixadora durante o encontro. A próxima edição do programa está com inscrições abertas até 19 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário