sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Emídio Silva será o homenageado especial na cerimônia de entrega da comenda “Filhos Ilustres de Aracatiaçu”


O ex-vereador e atual assessor da vice prefeitura de Sobral, Emídio Silva, será o homenageado especial, na cerimônia de entrega da comenda “Filhos Ilustres de Aracatiaçu”, que acontece neste sábado (02), a partir das 19h, no santuário Nossa Senhora de Fátima.

O evento é uma realização de Edval Filho Produções e tem como objetivo reconhecer e valorizar pessoas que contribuíram e contribuem com o progresso de Aracatiaçu. Ao todo 10 filhos ilustre deste importante distrito receberam a comenda e Emídio Silva, que é natural de Pacujá, mas ao longo da vida, prestou relevantes serviços a esta comunidade, será o homenageado especial.

QUEM É EMÍDIO SILVA
Filho do casal de agricultores, Francisco Emídio da Silva e Sebastiana Rodrigues da Silva. Emídio é o quarto filho dos dezoito que o casal teve. Como os pais, foi agricultor dos 7 aos 21 anos. 

Iniciou a vida escolar em Pacujá, cidade onde nasceu. Cursou o ensino médio nos colégios Dom José Tupinambá da Frota e Santana, em Sobral. É graduado e licenciado, em Filosofia, pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Tem formação teológica. É especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF/MG.

Em Fortaleza, atuou no Movimento Estudantil e nas pastorais populares. Ao voltar para Sobral, em 1984, foi ordenado sacerdote e nomeado Pároco da Paróquia de Santo Antônio de Aracatiaçu, até 1993, onde se dedicou à organização dos jovens, dos trabalhadores rurais e das pastorais populares. No mesmo período foi coordenador da Pastoral da Diocese de Sobral, por dois períodos; presidente da Cáritas Diocesana de Sobral, onde desenvolveu diversos projetos de capacitação e de produção junto aos pequenos produtores; primeiro coordenador do Comitê da Ação da Cidadania Conta a Fome e a Miséria, do Município de Sobral; secretário executivo da Cáritas Brasileira-Regional Ceará, de 1994 a 1997, gerenciando um Fundo de Mini-Projeto em favor dos pequenos produtores do campo e da cidade, com o apoio de MISEREOR, uma organização alemã. 

Foi Coordenador de Mobiização Social da Secretaria da Cultura, Desporto e Mobilização Social do Município de Sobral, de 1997 a 2000, quando coordenou as Plenárias do Orçamento Participativo de Sobral, de 1997 a 1999. 

Em setembro de 2013 assumiu o cargo de secretário executivo do gabinete do prefeito de Sobral, onde permaneceu até o final de novembro de 2015. 

Atuou como professor bolsista da UVA por vários períodos no Curso de Historia e Professor Substituto da UFC, na disciplina Introdução à Filosofia e Epistemologia, no Curso de Direito, em Sobral e lecionou diversas disciplinas a convite do IVA. Como professor efetivo de Filosofia do Ensino Médio, da EEFM Israel Leocádio de Vasconcelos , em Aracatiaçu, de janeiro de 2005 à março de 2009. Em seguida foi eleito Diretor da referida Escola, onde permaneceu de 01 de abril de 2009 a 30 de junho de 2013.

Foi membro do Conselho Municipal do FUNDEF, do Bolsa Escola, do Conselho Municipal do Trabalho, do Conselho Municipal Antidrogas, do Conselho de Seguridade Social e do Conselho de Políticas Culturais.

É militante do PT desde sua fundação e filiado desde de 1987. Já foi candidato pelo PT 5 vezes, sendo 4 vezes a vereador e uma vez a deputado estadual. Assumiu duas vezes o mandato de vereador na Câmara de Sobral, de 2001 a 2004 e de 03 de dezembro de 2015 a 31 de dezembro de 2016.

Quando vereador, propôs a criação do Conselho Municipal da Juventude, Conselho Municipal Antidrogas, Conselho Municipal de Segurança Alimentar, a Comissão de Defesa do Consumidor, Instalação em maternidades e hospitais do Município de Sobral de serviço cartorário para a expedição de registro civil de nascimento e de óbitos; obrigatoriedade de espaços de lazer para as crianças de 0 a 5 anos, nos espaços públicos e privados; criação do Guia do Cidadão; a obrigatoriedade de Programa de Educação Ambiental, na grade curricular do ensino fundamental e médio; criação do Programa de Hortas Comunitárias. 

Foi relator da Comissão de Serviço Público e Atividades Afins, Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (2001-2004) e Membro da Comissão de Finanças, Justiça e Redação 2015 -2016). 

Em 2016, de janeiro a junho, foi lotado como professor, no CEJA CECY CIALDINE, onde lecionou as disciplinas de: Filosofia, História e Sociologia. 

Atualmente é assessor especial da vice-prefeita, Christiane Coelho, onde atua especialmente na mobilização e articulação da participação social.

Qual a contribuição que o Emídio Silva deu especificamente para a população do Distrito de Aracatiaçu? A sua primeira contribuição não se trata de uma obra física, mas sim de um processo educativo informal, crítico e ético. Processo este realizado através de uma evangelização que procurava ligar fé e vida, conscientizar a população sobre os seus direitos e deveres , mostrar que a organização, especialmente dos jovens e trabalhadores, era o melhor caminho para a superação da desigualdade, da exploração e da falta de consciência política. Para isto promoveu uma integração entre os Distritos, Vilas e Localidades da Paróquia, com a realização de cursos, seminários, rodas de conversas e intercâmbios com outras paróquias. 

Também atuou na educação formal, primeiro como professor temporário e a partir de 2004 como professor efetivo e de 2009 a 2013, como diretor da EEFM Israel Leocádio de Vasconcelos. Como gestor da Escola, além de contribuir para a melhoria dos índices de aprendizagem, conseguiu junto ao governo do estado uma ampla reforma da Escola, a construção do Laboratório de Informática e seus equipamentos, do Ginásio Coberto e da Academia ao Ar Livre. Implantou o Projeto E-Jovem, Mais Educação, Pré-Vestibular, Projeto Segundo Tempo e Projeto Diretor de Turma. Durante este período foram adquiridos diversos equipamentos musicais e de apoio pedagógico.

Foi Coordenador do primeiro Curso Superior que funcionou, no Distrito de Aracatiaçu, um Curso de Letras na área de Português e Inglês, oferecido pelo IVA e chancelado pela UVA. Vale salientar que dos 50 alunos que iniciaram , apenas 2 não concluíram. Hoje, quase que a totalidade, dos 48 alunos que concluíram, estão lecionando em Escolas da rede municipal e estadual. 

O professor Emídio é um incentivador da educação, procura sempre aconselhar aos jovens a continuarem seus estudos. Pra ele a medida do conhecimento sempre quer mais, ela nunca enche, quanto mais elevada, melhor. 

No campo da Cultura podem ser destacadas as seguintes contribuições: a intermediação para transformar o histórico prédio que pertenceu aos pais do Comendador Ananias Arruda no atual Espaço Cultural Manoel Mendes Correa; a valorização do artesanato local (cestaria de palha de carnaúba e crochê) através de cursos de desing, para a melhoria da qualidade da produção; acesso dos artesãos ao mercado; realização de exposições de produtos artesanais e artefatos históricos; revitalização das manifestações culturais, como o boi de reisado, a dança de São Gonçalo e a criação e manutenção do Maracatu Nação Tremembé. Como coordenador do Espaço Cultural Manoel Mendes Correia, realizou diversos cursos: ( luteria, adereços, batuque, informática, corte e costura, contação de história, áudio visual). 

Quanto a sua contribuição, na área da infraestrutura, além do que foi realizado por ocasião da gestão, na Escola Israel Leocádio e da intermediação para construção do Espaço Cultural de Aracatiaçu, podemos destacar ainda, a construção do forro da igreja matriz e da casa paroquial, a intermediação de diversos projetos de energia e água para as localidades de Aracatiaçu e região; as melhorias das estradas vicinais (EMASA-Flores-São José III-Aracatiaçu e Aracatiaçu –Boa Vista - Riacho do Gabriel – Pajeú) e a pavimentação e recapeamento asfáltico de diversas ruas da sede do Distrito. Também contribuiu para a implantação da Escola de Tempo Integral Maria de Lourdes Vasconcelos.

Outra contribuição que não pode ser esquecida é o combate a fome e a miséria realizado sob a sua coordenação, através da distribuição de alimentos e implantação de pequenos projetos produtivos nos períodos de seca.

A história do EMÍDIO confunde-se com a história dos movimentos sociais de Sobral e de outros municípios da região norte do Ceará e identifica-se com a vida de milhares de trabalhadores, homens e mulheres, na luta contra as injustiças e pela construção diária da justiça, da fraternidade e da democracia para uma sociedade sem exploração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário