O cearense radicado em Minas Gerais Luiz Moreira é um dos nomes cotados para assumir a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada após a aposentadoria de Joaquim Barbosa. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo.
A indicação de Luiz Moreira é vista como possibilidade de reconciliação com o Congresso e um gesto de agrado do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB).
Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Moreira foi servidor do Tribunal de Justiça do Ceará durante dois anos, antes de ingressar no mestrado em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais. Depois disso, doutorou-se na Alemanha. Moreira possui mais de 30 livros publicados, seja como autor ou organizador.
O cearense também foi membro do Conselho Nacional do Ministério Público até o fim de março. Durante o período que passou na instituição, protagonizou embates com o então procurador-geral da República, o também cearense Roberto Gurgel.
Moreira também criticou a atuação do STF durante o julgamento do mensalão. Para ele, não houve respeito às garantias constitucionais dos réus. Um deles, o ex-deputado federal José Genoíno (PT), é seu amigo pessoal.
A expectativa é que o nome do novo ministro da Corte seja anunciado na próxima semana. (Renato Sousa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário