Sebrae Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, por meio das Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico, discutiram nesta quarta-feira (01/04) a implantação do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nas escolas da rede municipal de ensino. De acordo com o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, o objetivo do projeto é estimular a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e ao protagonismo juvenil.
“Fortaleza é o principal polo de desenvolvimento do Estado e com este projeto estaremos estimulando uma cultura empreendedora, que começará nas escolas, mas que no futuro ajudará a fortalecer ainda mais a economia da cidade e dará uma contribuição importante para a vida destes jovens”, afirmou Cartaxo. De acordo com a coordenadora do JEPP, Mônica Arruda, para a implantação do projeto, o Sebrae capacita os professores indicados pela Secretaria de Educação, fornece os livros didáticos e realiza um acompanhamento dos trabalhos realizados durante o primeiro ano de execução.
Segundo ela, os eixos centrais do projeto são comportamento empreendedor e plano de negócio, mas também são trabalhados eixos complementares como a cultura da cooperação e da inovação, ecossustentábilidade e ética e cidadania.
De acordo com Monica Arruda, atualmente o projeto está implantado no Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó e está em implantação em 13 escolas da rede particular de Fortaleza. Além disso, outras prefeituras estão discutindo a implantação do JEPP em escolas das redes municipais.
O secretário municipal de Educação, Jaime Cavalcante, defendeu que o projeto piloto possa ser implantado em escolas de tempo integral da rede municipal. Com este objetivo, foi criado um grupo de trabalho, formado por técnicos do Sebrae e das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico, para estudar a operacionalização da implantação do JEPP na rede pública de ensino de Fortaleza.
JEPP
O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é voltado para alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano. Ele tem o objetivo de estimular o protagonismo juvenil e a busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio de uma postura empreendedora ou da criação do próprio negócio.
Fonte: Agência Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário