sábado, 9 de maio de 2015

História do Patronato Maria Imaculada “Solar dos Mendes” em Sobral



Em Sobral, pelos recuados idos de 1876, na várzea descampada da Futura Praça do Patrocínio (hoje, Oswaldo Rangel), o Cel. Francisco Fernandes Pereira Mendes construiu um quarteirão para sua residência, que ficou nomeado de “Solar dos Mendes”, frente para a Rua Cons. Rodrigues Júnior, 521. Quase todo revestido de azulejos decorados, importados de Portugal. Serviu de hospedagem ao fidalgo Luiz Felipe Gastão de Orleãs, o célebre Mal. Conde d’Eu, em 1889, de passagem por Sobral para inaugurar a Estrada de Ferro no terminal de Camocim.

Cel. Fernandes Mendes, como era conhecido, também foi o maior empreendedor da construção da Igreja do Patrocínio (1.850 a 1.900), onde foi sepultado em 1.929 ao lado da esposa que tivera sido em 1.923, D. Maria Carolina Saboia Mendes.

O Cel. Fernandes Mendes, com sua consorte, constituíam um casal unido, porém sem descendentes. Por testamento cerrado, doaram o Solar dos Mendes à Diocese para patrimônio da Santa Casa.

Em 1942, D. José cedeu o Solar para abrigar as crianças desamparadas pelo flagelo da seca que dizimava as famílias da periferia e sertão, tornando-as em órfãs pela calamidade.

Com interferência voluntária das Mães Cristãs, tendo à frente D. Mimi Pinho de Andrade, D. Anahide Pessoa de Andrade e D. Filó Dias Ibiapina, assessoradas pelas famílias da Paróquia do Patrocínio, as órfãzinhas povoaram o imenso pátio interno do Solar dos Mendes, já pertencente à Sta. Casa e denominado Patronato Maria Imaculada, como até hoje.

Já haviam chegado a Sobral as três primeiras freiras, Irmãs de Caridade, com seus chapéus brancos e abas prolongadas e pontiagudas nas laterais, intituladas de cornetas: Irmãs Ilça Paula, Argemira Silva e Maria Augusta Érica, procedentes do Colégio Imaculada Conceição de Fortaleza.

Finalmente, em 04.05.1943, o Patronato de Sobral foi inaugurado oficialmente por D. José, sendo nomeado 1º Vigário o Pe. José Inácio Mendes Parente, descendente do mesmo clã, 1ª Superiora, Irmã Ilça Paula. Sua finalidade ampliou-se, com mais afinco, à infância pobre, com a 1ª Escola Industrial Doméstica, seguindo-se Jardim e Ensino Fundamental da 1ª a 8ª Série e Médio 2º Grau.

Blog Sobral Cultural
A logomarca do Blog Sobral Cultural, foi inspirada nos azulejos decorados do século IX importados de Portugal, que reveste esta importante obra para a história e cultura do município de Sobral.

Fonte: Correio da Semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário