terça-feira, 12 de maio de 2015

Instituto de Biociências da USP abre 12 vagas ao Mestrado em Aconselhamento Genético e Genômica Humana



O curso foi aprovado recentemente pela CAPES e representa uma vitória para os Biólogos, que conseguiram junto ao Ministério da Saúde a edição da Portaria nº 981, de 20 de maio de 2014, permitindo que pacientes recorram a Biólogos Geneticistas -- especialistas em genética humana -- para entender os riscos de distúrbios hereditários, suas consequências e as opções para lidar com essas situações. 

O objetivo do curso é a formação de profissional especializado capaz de executar o aconselhamento genético, realizar a interpretação de resultados de exames genéticos, analisar dados genômicos, bem como interagir com outros profissionais da área da saúde em equipes multiprofissionais. 

Além disso, espera-se formar profissional ético, solidário e com elevada capacidade de comunicação com os públicos leigos e especializados. Para adquirir essas habilidades, uma fração do curso corresponde a estágios de prática em serviço de aconselhamento genético, fundamental como complemento ao aporte teórico de conhecimentos que advirá das disciplinas teóricas cursadas.

As disciplinas do mestrado profissional abordam conteúdos de genética humana, citogenética humana, genética molecular humana, embriologia, teratologia, fundamentos da estatística e da bioinformática aplicados à genética. O curso visa proporcionar ambiente apropriado para a abordagem das questões éticas relacionadas ao aconselhamento genético e ao desenvolvimento acelerado de novas tecnologias de estudos genômicos.

Confira o regulamento e o edital do exame de ingresso do Programa de Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético e Genômica Humana oferecido pelo Instituto de Biociências da USP. 

Links:

Fonte: USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário