sexta-feira, 8 de maio de 2015

Museu Dom José restitui púlpito à Igreja da Sé



No dia 01 de março 2000, a Igreja da Sé fez a doação do Púlpito de madeira entalhada do século XX, que ocupava um importante espaço na sua nave central.

A partir desta data o púlpito, inserido na sala da igreja da Sé no Museu Dom José, passou a fazer parte das peças do museu e de sua visitação. Todos que por ali passavam se admiravam com a beleza da enorme peça desenhada pelo Pintor Lemos e esculpida em madeira por Joaquim Araújo. Muitos ainda lembravam-se de sua localização na igreja da sé, alguns relatavam sua curiosidade da época de criança e o desejo frustrado de subir no púlpito destinado exclusivamente ao clero.

Atualmente, com a restauração da Igreja da Sé, surgiu o interesse no retorno do púlpito ao seu lugar original. nesta quinta feira, 07 de maio de 2015, o púlpito voltou para sua casa materna, para seu espaço original. Dado a dificuldade de entrada e saída da enorme peça, várias instituições foram envolvidas para que seu traslado ocorresse na maior tranquilidade possível. E assim foi!

Com a permissão deixada pelo então Bispo de Sobral Dom Odelir Magri e a anuência do atual administrador Dom Vasconcelos e a participação da Prefeitura Municipal de Sobral através da Secretaria da Cultura e da guarda municipal, a empresa Tecnocon retirou as portas e a grade de proteção em tempo recorde. Nove destemidos e cuidadosos funcionários da construtora, com a ajuda dos funcionários do museu, retiraram o púlpito das dependências do Museu Dom José e levaram de volta à Igreja da Sé, sendo lá recebido pelo Padre João Batista Rodrigues Vasconcelos, Vigário da Catedral.

Deixando saudade no museu, porém voltando ao seu lugar de origem, o púlpito da igreja da Sé continuará fazendo parte de nossa história.

Fonte: Correio da Semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário