segunda-feira, 11 de maio de 2015

Primeiro aniversário do Projeto “Sobral Curte Paz”



Nos primeiros meses do ano de 2014 (janeiro, fevereiro e março), a cidade de Sobral viveu tempos alarmantes por conta da violência que tomava o coração de alguns sobralenses. Escutávamos falar sobre mortes, assaltos, brigas com armas de fogo e arma branca. Era comum, nos velórios, nas cerimônias religiosas, ouvir os clamores das mães que não entendiam o porquê da morte de seus filhos. Graças a Deus, a oração conforta e Ele age, quando menos esperamos.

Vendo o clamor e a dor das famílias sobralenses, por causa de muitas perdas irreparáveis, numa ação inspirada pelo Espírito Santo, Dom Odelir, lideranças religiosas e civis pensaram e lançaram o PROJETO SOBRAL CURTE PAZ. Este Projeto tem o intuito de despertar e desenvolver no coração de cada pessoa uma cultura de paz. Por saber o quanto a violência vem atingindo os diversos municípios que a constituem, a Diocese de Sobral, com este projeto, pretende atingir muitos outros lugares que merecem e devem desenvolver uma cultura de paz.

Motivados pelo desejo constante da paz entre os povos, durante este primeiro ano de projeto, tínhamos o propósito de tornar visível a existência do Sobral Curte Paz, além de adotar na sociedade um diálogo de paz, onde a violência não seja a mensagem principal. Para isso, começamos um trabalho de parceria com órgãos públicos, com segurança pública, com empresas, comércios e, principalmente, com as escolas municipais e estaduais.

Neste primeiro ano, adotamos o dia treze de cada mês como o dia de ação, com celebrações de missa, ao meio dia, nas igrejas e visitas com orientações propagadoras da paz em bairros mais atingidos pela violência.

Saiba-se que este projeto está nascendo e precisamos cada vez mais de unir forças. Em comemoração ao seu primeiro aniversário, no próximo dia treze de maio, temos uma grande programação festiva. Pela manhã, às oito e trinta teremos uma coletiva de imprensa, no auditório Dom Walfrido na sede da Diocese com a presença de autoridades religiosas, civis e militares para tratarmos um pouco sobre o projeto Sobral Curte Paz e sobre parcerias esperadas. No período da noite, às dezenove horas, teremos um evento cultural retratando o tema da paz.

A busca da paz é uma preocupação universal. A Igreja no Brasil, por conta das violências reinantes no país, tratou, de forma clara, deste assunto na Assembleia dos Bispos no ano passado. Decidiu proclamar o ano 2015 como o ANO DA PAZ com o objetivo de despertar na consciência do povo brasileiro a importância da paz para uma convivência feliz entre as pessoas e a necessidade de um trabalho conjunto para a construção deste valor imprescindível á sociedade.

A Diocese de Sobral antecipou-se à Igreja do Brasil neste trabalho pela paz com o lançamento do Projeto “Sobral Curte Paz” que faz seu primeiro aniversário no próximo dia 13 de maio. Cada sobralense é convidado a participar deste evento cuja programação segue abaixo.

Programação do primeiro aniversário do Projeto “Sobral Curte Paz”

13 de maio de 2015

Às 8h30mn, no auditório Dom Walfrido, reunião com autoridades, religiosas, civis e militares, professores, imprensa e coordenadores do Projeto para debates sobre a paz.

Ao meio dia, missas celebradas em diversas igrejas de Sobral, com pregações destacando o valor e a necessidade da paz.

Às 19h, na Praça da Sé, evento cultural retratando o tema da paz.

Fonte: Comissão do Projeto “Sobral Curte Paz”,  Pe. Antonio Denilson de Sousa


Nenhum comentário:

Postar um comentário