quarta-feira, 8 de julho de 2015

Facebook muda ícones em combate ao machismo



Talvez você ainda não tenha percebido, mas o Facebook fez algumas mudanças sutis em alguns de seus ícones. As silhuetas femininas, por exemplo, estão em uma posição mais relevante nos ícones “Amigos” e “Grupos”.

Anteriormente, as imagens das mulheres ficavam atrás das silhuetas masculinas. Agora, o homem e a mulher no ícone “Amigos” são retratados lado a lado. No ícone “Grupos”, a mulher está em primeiro plano, embora ainda esteja em menor número. Veja as mudanças nas imagens acima.

Quem teve a ideia de mudar essas imagens foi Caitlin Winner, gerente de design do Facebook. “Como mulher, educada em um colégio feminino, era difícil não entender o simbolismo do ícone antigo. A mulher era, literalmente, a sombra do homem. Ela não estava em condições de liderar”, explicou Winner em um texto publicado na sua conta pessoal no site Medium.

Para piorar a situação, a silhueta da mulher foi mal desenhada na época. Segundo a designer (e se você comparar o ícone antigo com o atual), a silhueta feminina tem um ponto fora do lugar em seu ombro. "Foi uma falta de consideração. Como uma mulher com dois ombros robustos, o ponto me ofendeu", disse Winner.

Após melhorar a questão do ombro, ela decidiu fazer outra mudança. "Eu retirei o capacete estilo Darth Vader da silhueta feminina e dei uma definição mais moderna ao cabelo”, contou Winner.

O ícone “Grupos” também recebeu uma mudança. Antigamente, ele consistia em duas silhuetas de homem e uma de mulher, com um dos homens no primeiro plano. O novo ícone tem a silhueta da mulher à frente, com dois homens atrás dela.

A designer fez o desenho por conta própria. Depois de terminada a mudança, ela revelou os novos ícones aos engenheiros do Facebook. Eles gostaram tanto do resultado final que começaram a mudar os ícones gradualmente na interface da rede social. 

Você pode ver os novos ícones nas versões para smartphones e tablets do Facebook. A mudança ainda não chegou à versão web da rede social.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário