terça-feira, 11 de agosto de 2015

Maior chuva de meteoros do ano poderá ser vista no Nordeste


Os detritos docometa Swift-Tuttle poderão ser vistos como uma chuva de meteoros na madrugada desta quarta-feira, 13, principalmente no Nordeste e Norte do Brasil, que terão vantagem devido à trajetória do cometa. A Nasa recomenda a ida a lugares com o mínimo de luminosidade possível, maximizando as chances das pessoas de verem até 100 estrelas cadentes por hora.

A chuva de meteoros das Perseidas, como são chamados os detritos, ocorre anualmente entre os meses de julho e agosto.Os astrônomos apontam que um céu mais escuro do que o normal deve criar condições ideais para observar as populares "estrelas cadentes".

O espetáculo será melhor visualizado no Hemisfério Norte, ou seja, quanto mais ao sul da Linha do Equador, pior será a visualização da chuva. Assim, as regiões Norte e Nordeste do Brasil terão as melhores chances de observar o fenômeno natural, devido à trajetória do cometa.
Além disso, o brilho da Lua não interferirá na observação da chuva de meteoros, pois o satélite natural da Terra está se aproximando de sua fase mais escura a chamada "lua nova".

"Será um show espetacular neste ano", diz à AFP o astrônomo Morgan Hollis, da Real Sociedade Astronômica (RAS, sigla em inglês). "Será possível ver muito mais do que o normal."

Nenhum comentário:

Postar um comentário