sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Pró-Reitores da UVA, URCA e UECE discutem políticas de assistência estudantil nas três universidades



Em reunião realizada na sexta-feira, 7 de agosto, em Fortaleza, no campus do Itaperi, na UECE, aPró-Reitora de Assuntos Estudantis da UVA, Eveline Ximenes, e os pró-reitores de Políticas Estudantis, Geovani Jacó (UECE) e Roberto Siebra (URCA) discutiram as políticas de assistência ao estudante e as demandas comuns às três Instituições que compõem o Sistema de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará.

Os pró-reitores compartilharam suas experiências e dificuldades no gerenciamento e concessão de bolsas e outros benefícios e, ainda, as perspectivas e realidade de cada Instituição na oferta de serviços de apoio e atendimento aos estudantes, como moradia e restaurante universitário. A estrutura e a forma como estão organizadas as pró-reitorias em cada Universidade também foi tema do encontro.

Segunda a Professora Eveline Ximenes, o encontro foi positivo para uma aproximação das três Universidades na busca de soluções comuns. “Percebemos que temos os mesmos problemas e precisamos pensar uma política conjunta e estratégias comuns”, afirma a Professora Eveline.

Os pró-reitores foram recebidos pelo Reitor da UECE, Jackson Sampaio, com quem discutiram a proposta de levar à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) a solicitação da inclusão do tema no próximo fórum de reitores.

A UVA possui 235 estudantes atendidos pelo Programa Bolsa Universidade (PBU/UVA) e 100beneficiados pelo Programa Auxílio Alimentação. A Universidade fornece também auxílio financeiro a estudantes para apresentação trabalhos em encontros científicos, fora de Sobral. 

A UVA mantém também o serviço de transporte urbano de estudantes e no dia 8 de julho, recebeu o primeiro dos três novos ônibus adquiridos pelo Governo do Estado do Ceará para uso na Universidade. O ônibus urbano, que custou R$329.729,72 e possui 43 assentos e elevador para cadeirante, será utilizado no transporte de estudantes entre os campi da UVA (Betânia, Junco, Derby e CIDAO).

Outra importante ação de assistência estudantil na UVA é construção do Restaurante Universitário, iniciada em 7 de maio de 2015, no campus da Betânia, devendo a obra ser finalizada em 6 meses. O Restaurante terá capacidade para servir 1.200 refeições (almoço e jantar) à comunidade universitária dos quatro campi da UVA. O investimento total para a construção do Restaurante é de R$ 1.957.533.62, em recursos do Tesouro do Estado do Ceará, tendo como órgão fiscalizador o Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE), responsável também pelo projeto arquitetônico.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário