segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Obra inacabada em Tianguá continua fazendo vítimas na BR-222


Há cerca de 12 anos, o caminhoneiro João Lessa trafega pela BR-222 transportando cimento e outras cargas pesadas, entre Recife e Ceará. Um dos pontos que, segundo ele, requer bastante atenção, principalmente à noite, é um trecho da via que corta a cidade de Tianguá, na Serra da Ibiapaba.


O caminhoneiro disse já ter presenciado acidentes fatais, principalmente à noite, quando motoristas que não conhecem o local se deparam com um imenso bloco de concreto armado, que deveria ser um viaduto. "Esse cruzamento, ao deixar a BR e seguir para Viçosa, é um dos mais perigosos que conheço. É fraca a iluminação, e a sinalização não ajuda muito a quem passa por aqui. Vez por outra, acontecem acidentes neste e no outro pedaço de viaduto construído no sentido Tianguá-Fortaleza, que fica na escuridão", revelou.

Um dos trechos mencionados fica no entroncamento de acesso à CE-187, que liga o Município à cidade de Viçosa do Ceará, e possui um imenso bloco de concreto armado, erguido com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos. O viaduto inacabado faz parte de uma grande obra de duplicação entre os quilômetros 308 e 312, no perímetro urbano da cidade de maior população da região da Serra, com pouco mais de 68 mil habitantes.

A obra, iniciada em 2011, que sofreu várias paralisações, prometia trazer benefícios aos motoristas com a quadruplicação das vias: duas marginais e duas centrais, no sentido Fortaleza-Teresina e vice-versa, além da construção de dois viadutos e uma passarela. Em setembro de 2012, o governo federal, por meio do Ministério dos Transportes, não havia reajustado, mais uma vez, os valores da construção, fazendo com que a empreiteira responsável pelo serviço de edificação paralisasse o trabalho, abandonando até hoje a construção.

A conclusão da travessia da rodovia BR-222, na cidade de Tianguá, voltou a ser assunto em uma audiência, no fim de agosto, com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Durante o encontro, articulado pelo deputado Leônidas Cristino (PROS-CE), com deputados e prefeitos de municípios em áreas de influência da BR-222, foram encaminhadas, ainda, medidas para solucionar outros pontos críticos da estrada.

Com informações de Marcelino Júnior - Serra da Ibiapaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário