sábado, 12 de setembro de 2015

Pais devem vacinar 238,8 meninas de 9 a 11 anos contra o HPV, no Ceará


Pais ou responsáveis por meninas com idade entre 9 e 11 anos que já receberam a primeira dose da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) há seis meses devem levá-las aos postos de saúde municipais de todo o Ceará para receber a segunda dose. No estado, 238,8 mil meninas devem ser vacinadas.

Esta é a segunda fase de mobilização nacional do Ministério da Saúde quanto a vacinação, nesta faixa etária, conta o HPV.

Em Fortaleza, o posto de saúde Paulo Marcelo, no Centro, estará aberto no fim de semana, das 8 h às 17 h, para a vacinação.

No ano passado, quando a vacina foi disponibilizada no SUS, 110,1% do público estimado foi vacinado com a primeira dose, alcançando 267,4 mil meninas de 11 a 13 anos, no estado. Entretanto, só 168,8 mil destas meninas procuraram uma unidade de saúde para tomar a segunda dose, o que representa 69% do público.

A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário