sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

FIES 2016 terá alterações nos critérios para seleção de financiados; entenda mudanças



O Programa de Financiamento Estudantil (FIES)modificará os critérios para distribuição dos benefícios por instituições de ensino em 2016. Segundo o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), o governo adiantou que serão liberadas cerca de 300 mil vagas no próximo ano.

Dentre as novidades, está a modificação da prioridadepara obtenção de um financiamento. Em 2015, mais da metade das oportunidades eram reservadas para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Já em 2016, as quantidades serão estabelecidas pormicrorregiões, de acordo com requisitos de análise do Ministério da Educação. Serão avaliados pelo governo itens como o número de alunos que prestaram Enem em 2014 e 2015, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da microrregião e a demanda registrada em 2015.

O conceito de cada curso também será considerado para estabelecer a porcentagem de financiamentos que as universidades podem solicitar. O FIES estabelecerá ainda prioridades por áreas de estudo, destinando 70% das vagas por microrregião para saúde, engenharia e pedagogia voltada para a educação básica. Cursos como medicina, considerado estratégico, também terão prioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário