terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Radialistas de Sobral visitam Embrapa Caprinos e Ovinos


Radialistas da cidade de Sobral visitaram, no último dia 4, a sede da Embrapa Caprinos e Ovinos. Os comunicadores foram recebidos pelo chefe-geral da Unidade, Marco Bomfim, que falou sobre a contribuição da Embrapa para a comunidade sobralense, por meio de projetos e ações em favor do desenvolvimento rural e da formação de profissionais para a pesquisa científica e para o mercado de trabalho.

Bomfim destacou a atuação da Embrapa em dois projetos voltados para segurança alimentar, desenvolvimento e inclusão socioeconômica de comunidades rurais em Sobral: o Cabra Nossa e o Sustentare. O primeiro, parceria da Embrapa com a Cáritas Diocesana e instituições locais, atua desde 1993 e foi responsável, ao longo desses anos, por garantir segurança alimentar a 229 famílias de 18 comunidades em Sobral, reduzindo a mortalidade infantil por meio do consumo do leite de cabra. "Este projeto é, talvez, o maior símbolo dos 40 anos da história de parcerias da Embrapa com o município", destacou Marco.

O Sustentare trabalha junto a comunidades sobralenses, com ações para o desenvolvimento rural sustentável, empoderamento dos agricultores e inserção da produção agropecuária das comunidades em mercados. Em sua primeira fase de atuação, promoveu intercâmbios de conhecimentos entre os agricultores, a valorização de práticas agroecológicas e a realização de feiras comunitárias, como alternativa de mercado para a produção local.

Na apresentação, Marco também ressaltou o papel da Embrapa em fazer de Sobral um pólo de produção científica em nível nacional, gerando pesquisas e soluções tecnológicas para a caprinocultura e ovinocultura, em temas como controle de doenças, redução dos impactos do aquecimento global, melhoramento genético, eficiência alimentar e uso sustentável da caatinga.

"Sai de Sobral para o mundo uma ciência de alta qualidade. E, em parceria com as universidades locais, capacitamos 84 estudantes por ano, em bolsas de iniciação científica e pós-graduação. Alguns deles hoje já são profissionais que atuam nas universidades e na própria Embrapa", ressaltou Bomfim, citando também outras iniciativas como o Embrapa & Escola e o programa Jovem Aprendiz, como ações de formação de jovens sobre educação ambiental, no primeiro caso, e para o mercado de trabalho, no segundo.

Para os comunicadores presentes, a aproximação da Embrapa com a imprensa e a comunidade é bem vinda, principalmente para favorecer a chegada ao meio rural de informações sobre os resultados de pesquisa. "A empresa se torna ainda mais importante nesse contexto de seca que vivemos. E a comunicação é fundamental para o homem do campo, que praticamente acorda ouvindo rádio. Sabemos da importância das redes sociais, dos blogs, mas o rádio é um veículo que já faz parte da cultura deste público", afirmou o radialista Araújo Pachelle.

"Vemos que existe aqui uma empresa importante para nossa economia, que lida com os principais animais dos nossos rebanhos e queremos ver o seu progresso", endossou o também radialista Expedito Vasconcelos. O encontro com os comunicadores sobralenses foi uma iniciativa conjunta entre a Embrapa e a seção local do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf).

Fonte: Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269 JP) Embrapa Caprinos e Ovinos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário