sábado, 6 de fevereiro de 2016

Na Internet, pais compartilham histórias e aprendizado


“OJoão tem o direito de ser quem ele quiser”. A fala da jornalista Helaine Oliveira, 35, é de uma mãe preocupada apenas com a felicidade do filho. João Roberto, de 3 anos e 10 meses, foi diagnosticado com autismo em abril de 2015 após muitas idas a pediatras e psicólogos. “Ele não falava, não olhava nos olhos, tinha brincadeiras muito metódicas”.

Após o susto inicial do diagnóstico, ao invés do desespero, Helaine colocou as ideias no devido canto e pensou: poderia criar um blog para descrever as peripécias do filho. E, assim, ajudar outros pais de crianças com a deficiência. Seria também uma ajuda pessoal. Nasceu, então, o blog Delícia de João, no início deste ano. “Eu queria dividir as experiências, as conquistas. Também gostaria de diminuir os preconceitos e fazer meu filho feliz”, diz.

Logo após o surgimento do blog, Helaine recebeu e-mails de mães que se mostraram mais tranquilas por não se sentirem únicas a passar pela questão. E isso ajudou a jornalista a entender mais o filho. Os pais nunca deixaram de levar João para os lugares por conta do preconceito. Agora, o menino faz sessões de cãoterapia.

Down nas redes sociais

O diagnóstico de síndrome de Down para Karlo Arthur não chegou durante a gravidez. Como o pai, o diretor de teatro Karlo Kardozo, 45, tinha os olhos puxados, era comum, então, que o menino nascesse com a mesma característica. Foi somente um mês após o nascimento que eles realizaram o exame. “Minha esposa começou a desconfiar porque ele tinha a musculatura mais mole. Resolvemos fazer o teste e deu positivo”, lembra.

Karlo, que também é titular da Secretaria da Cidadania e Direitos Humanos de Fortaleza, conta que recebeu a notícia com tranquilidade. “Claro que ninguém espera, mas não posso dizer que foi um choque. Pensei só que teríamos de tomar cuidados e estimulá-lo de outra forma”, diz. Resolveu, então, criar a página no Facebook A Vida é uma AVentura para dividir o desenvolvimento do filho com postagens que têm uma pegada de humor.

Os sinais da síndrome também não foram diagnosticados durante a gravidez de Karla de Brito, 35. João Lucas nasceu no dia 2 de janeiro e somente teve o resultado com 20 dias de nascimento. “Não foi fácil, não vou ser hipócrita. Foi um baque. Mas foi um filho tão desejado há tanto tempo, que ficamos muito felizes”, conta o professor e jornalista, Adilson Nóbrega, pai da criança. Os pais publicaram fotos do filho no Facebook e receberam várias ligações parabenizando pela iniciativa. (Angélica Feitosa)

Serviço
Blog Delícia de João
Página A Vida é uma AVentura

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário