terça-feira, 19 de abril de 2016

Selo Sebrae qualifica empresas do setor de turismo na Ibiapaba


A grande competitividade do setor de turismo e o nível de exigência cada vez maior dos clientes faz com que as empresas que atuam nesta atividade, como os meios de hospedagem e de alimentação, tenham que estar constantemente buscando formas de melhorar a prestação de seus serviços. Há 20 anos, o Sebrae Ceará desenvolve o programa Selo de Qualidade em Serviços, que vem ajudando as pousadas, restaurantes, bares e similares, barracas de praia e empresas organizadoras de eventos cearenses a qualificarem os seus produtos e serviços.

Na Região da Ibiapaba, conhecida por suas belezas naturais e pelo seu clima ameno, um total de onze empresas de hospedagem e alimentação fora do lar estão participando da edição deste ano do Selo de Qualidade. Do município de Tianguá, estão participando o Empório Café, Isa Café, DGuste Self Service, Casa de Engenho, Restaurante Dona Hilda, Panificadora e Confeitaria Ideal e Pousada Ramilos. Do município de Viçosa do Ceará, estão inscritos a Pousada Serra Verde e a Pousada Nativa. E da cidade de São Benedito estão participando o Tulipas da Serra Buffet e o Café com Rosas.

De acordo com a gestora do projeto de turismo do escritório regional do Sebrae na Ibiapaba, Lucileide Lourenço, todos estes estabelecimentos já receberam a primeira visita de avaliação técnica que integra o processo do Selo. Na oportunidade, consultores do Sebrae analisaram mais de 200 itens, como as instalações físicas do estabelecimento, atendimento às normas de segurança, armazenamento e manipulação de alimentos, destino dos resíduos e boas práticas de atendimento, entre outros.

Após esta primeira visita, segundo Lucileide, será produzido um relatório com o resultado da análise e as sugestões de melhoria a serem implantadas pelo empreendedor. Passado este prazo de adequações, que varia entre 30 a 60 dias, é feita uma nova visita de avaliação. A gestora do Sebrae destaca que um dos requisitos fundamentais para a concessão do Selo é a obtenção de um mínimo de 80% nos itens analisados pelos avaliadores. Os estabelecimentos que obtiverem este índice são encaminhados para um comitê gestor, formado por representantes de entidades ligadas ao setor de turismo. Cabe a este comitê, a análise dos dados produzidos pelos consultores e a definição sobre a concessão do Selo.

Para Vanessa Frota, proprietária da Pousada Serra Verde, o programa do Sebrae possibilitou a implantação de uma série de melhorias em seu estabelecimento. “Mudamos muita coisa, mas mudou principalmente a nossa visão do negócio. Hoje conseguimos identificar os erros com mais facilidade e corrigi-los”. O estabelecimento foi um dos que conquistou a certificação do Sebrae no ano passado. Segundo a empresária, a conquista foi bastante comemorada por funcionários e pelos clientes.

Ao longo destes 20 anos, cerca de 1.700 empresas de 27 municípios do estado já participaram do programa Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae. Somente no ano passado, um total de 230 empresas se inscreveram para participar do programa. Destas, 151 empresas de todas as regiões do estado conseguiram conquistar a certificação.

Fonte: Sebrae-Ceará

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