sexta-feira, 8 de julho de 2016

Receita libera consulta ao 2º lote do Imposto de Renda hoje (8)



A Receita Federal abre a partir das 9h de hoje (8) as consultas ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2016 e a lotes residuais, de quem caiu na malha fina, de 2008 a 2015. No Ceará, 37.262 contribuintes receberão as restituições, totalizando mais de R$ 65 milhões em restituições.

O pagamento será feito em 15 de julho, com atualização de 3,27%, referente à correção pela variação dos juros básicos da economia, atualmente em 14,15% ao ano. As restituições são liberadas em sete lotes a cada ano, entre junho e dezembro. No primeiro lote, a Receita Federal pagou R$ 66,185 milhões a cerca de 35 mil cearenses 

Consulta
Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, ligar para o Receitafone 146, ou cadastrar na página da Receita um celular para envio gratuito de mensagem SMS com indicação da data de pagamento. Usuários de tablet ou smarthphone também podem baixar o aplicativo “Pessoa Física”, que permite a consulta da restituição.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento 4004.­0001 ou 0800.­729­0001, para agendar o crédito em conta ­corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Além de mostrar se o contribuinte receberá restituição no lote em questão, o Fisco também passou a informar a situação do contribuinte, ou seja, se há pendências ou se a sua situação está regular. No caso de não haver inconsistências, aparece a mensagem: "Processada - em fila de restituição".

Outra mensagem que aparece é "Sua declaração está na base de dados da Receita Federal". Nesse caso, segundo Vitor Casimiro, auditor fiscal da Receita Federal, pode haver alguma pendência e o contribuinte deve acessar o extrato do IR para saber exatamente sua situação. "Na página da Receita o contribuinte pode verificar a pendência e enviar uma declaração retificadora", explica.

Para acompanhar o processamento da restituição, o contribuinte pode cadastrar o celular celular ou smartphone. "Assim, quando a restituição for agendada ele vai receber um SMS gratuito com a informação", explica Vitor Casimiro.
tópicos:

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário