terça-feira, 1 de novembro de 2016

Novembro marcará conclusão do Juventude em Ação em Massapé e em mais quatro municípios


A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) realiza, em novembro próximo, a solenidade de encerramento do Juventude em Ação (JA) em cinco municípios do interior cearense contemplados com o programa de prevenção às drogas em 2016. Os eventos acontecerão em Massapé, Viçosa do Ceará, Maranguape, Aquiraz e Iguatu, atingindo 13 escolas e cerca de sete mil estudantes.

As datas das solenidades ainda estão sendo negociadas entre a SPD e a direção dos estabelecimentos de ensino. Contudo, já está definido que a programação ocorrerá sempre no período da manhã e incluirá apresentações artístico-culturais, mostra de trabalhos diversos versando sobre prevenção às drogas, sorteio de prêmios e a entrega de troféus às equipes de alunos vencedoras da gincana cultural do JA.

De acordo com a coordenadora do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude em Ação, Miriam Barreto, a ideia é de uma manhã de festa em cada escola, com ênfase no protagonismo juvenil no âmbito da prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, bem como a abordagem de direitos e deveres na direção de ações proativas e cidadãs.

O Juventude em Ação é desenvolvido pela equipe do SIP / JA junto a estudantes do ensino médio de escolas da rede pública estadual, envolvendo, ainda, o corpo docente, familiares e a comunidade no entorno. A ação constitui-se num conjunto de atividades que inclui a aplicação do jogo retrô 'Na trilha da Prevenção' e culmina com a realização de gincana cultural entre os estudantes das escolas selecionadas em cada município.

A implementação do programa envolve, ainda, a realização de oficinas de capacitação e rodas de terapia comunitária que proporcionam a expansão dos benefícios do programa para além dos limites das escolas, alcançando as comunidades circunvizinhas.

Atualmente, em sua segunda fase, o JA está sendo aplicado em 28 estabelecimentos de ensino de 16 municípios cearenses, beneficiando cerca de 16 mil estudantes. Na primeira fase, foram selecionadas 19 escolas de sete municípios cearenses, favorecendo um total de 11.592 alunos.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário