A partir de agora, gestores de 162 municípios do Ceará vão poder manter atualizadas as informações a respeito da assistência voltada para crianças e adolescentes com a ajuda de uma rede social. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou, ontem, no Banco do Nordeste, no Passaré, a Rede Crescendo Juntos.
A rede social contará com atualizações voltadas para a saúde, educação e assistência social destinadas à infância e juventude. São os próprios gestores municipais (prefeitos, secretários da Saúde, Educação e Assistência Social) os responsáveis por manter atualizadas as informações sobre as cidades com os atendimentos voltados para esta faixa etária. E será a partir dos dados da rede social que serão definidos os vencedores do 7º Selo Unicef Município Aprovado.
Segundo a pediatra Tati Andrade, especialista em programas do Unicef, um gestor do Fundo das Nações Unidas da Infância deve visitar os municípios para verificar a veracidade das informações colocadas na rede.
“Vamos verificar os dados sobre escolas e creches, atendimentos médicos, entre outros. E, apesar de não haver nenhuma premiação, os municípios costumam se esforçar para superar as metas”, conta ela, acrescentando que receber o Selo do Unicef costuma ser a própria recompensa.
Expedito Carneiro, prefeito de Piquet Carneiro (a 332 km de Fortaleza), diz que, após a criação do selo, a cidade alcançou 95% das crianças a partir dos 4 anos matriculadas nas escolas. “Melhorou também a qualidade da educação”, diz ele, apontando que a maioria dos alunos da cidade saem do 2° ano lendo e escrevendo.
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário