quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Inaugurada ONG para crianças com risco de cegueira



O Projeto Casa da Criança – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, voltada para os direitos das crianças e adolescentes apresentou, na terça-feira (24), em Fortaleza, o Caviver – Centro de aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer. A Organização Não Governamental (ONG) é destinada a diagnosticar, tratar e reabilitar crianças socialmente desfavorecidas que apresentem baixa visão e/ou risco de cegueira, que funcionará em janeiro de 2016.

A atuação do Caviver será pautada na perspectiva de que 75% da cegueira infantil existente no mundo são decorrentes de causa evitáveis; 15% são tratáveis e 30% podem ser prevenidas. Estes números são da Organização Mundial de Saúde (OMS), que aponta a Catarata Congênita, o Glaucoma e a Retinopatia da Prematuridade (ROP) como as principais causas da cegueira, que afeta 1,5 milhão de crianças por ano em todo o mundo.

O Caviver conta com o patrocínio de três organizações alemãs – o BMZ (Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento), a CBM (Christoffel Blindenmission) e o Lions (Hilfswerk der Deutschen Lions). Essas instituições investiram cerca de R$ 2 milhões na aquisição e reforma do imóvel sede da ONG, bem como na compra dos equipamentos necessários ao seu funcionamento. Além disso, responderão por parte dos recursos necessários à manutenção e funcionamento da instituição pelos próximos dois anos. Já o projeto Casa da Criança aportou o equivalente a R$ 1,9 milhão, por meio de patrocinadores locais e nacionais, notadamente construtoras e fabricantes de materiais de construção, que doaram os materiais necessários à ambientação dos 32 espaços que integram os 538m2 de área construída do Centro.

Fonte: Agência da Boa Notícia (ABN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário